O que é esoterismo

Confira o que é esoterismo e sua história. Veja também algumas das práticas mais comuns do esoterismo.
o que é exoterismo

O que é Esoterismo?

O esoterismo é um conjunto de crenças e práticas direcionados a um pequeno número de  pessoas que são iniciadas ou envolvidas em algum grupo que estuda assuntos relacionados à ciência, à filosofia e à religião. É um conceito ligado ao ensinamento, mas que ficou popularmente conhecido como algo relativo a assuntos não-científicos, a estudos alternativos como a astrologia, por exemplo.

Qual a história do esoterismo?

O esoterismo é um conjunto de doutrinas e tradições ocidentais, as quais requer um certo nível de estudo aprofundado para sua compreensão e prática, essa fusão de diferentes conhecimentos começou a ser classificada num esmo grupo na Europa, a partir do século XVII. O termo faz referência a algo interno, que vem de dentro . Os princípios dessas doutrinas não são vulgarizados e são transmitidos diretamente de um adepto a outro, sendo dessa forma, um conhecimento relativamente restrito às pessoas pertencentes à doutrina.

O conhecimento esotérico surgiu com as primeiras comunidades humanas, onde sábios já transmitiam o conhecimento que detinham sobre o regimento da natureza e sobre poderes latentes dos homens.

No Egito Antigo, por exemplo, o hierofante era o sacerdote responsável de iniciar os neófitos dentro das pirâmides e templos, dando início a um processo de provações e desafios, onde muitos eram reprovados e apenas um grupo restrito poderia dar continuidade ao contínuo aprendizado dentro das pirâmides ou templos.

Um dos mais famosos Esoteristas foi Hermes, quem avaliava e decidia quais conhecimentos deveriam ser abertos ao público e quais seriam mantidos ocultos no Egito Antigp. Seu nome deu origem aos termos Hermatismo e Hermético, ambos fazem alusão a algo que é fechado/restrito.

Qual a diferença de esotérico e Exotérico?

O exotérico faz referência ao conhecimento de determinada doutrina ou tradição difundido de forma pública, enquanto o esotérico está relacionado ao conhecimento oculto à maioria, sendo reservado somente aos que estão sendo iniciados na doutrina, tendo vários níveis, e jamais expostos à massa.

Diferença entre esoterismo e religião

Diferença entre esoterismo e religião

Todas as religiões podem ser consideradas esotéricas, mas o esoterismo não é necessariamente considerado uma religião. Ambos visam trabalhar a espiritualidade do indivíduo e estabelecer um contato com o Divino. Porém, as religiões são instituições onde indivíduo manifesta sua fé não somente a Deus, mas também para o meio em que está inserido e precisa cumprir exigências, compreender e respeitar hierarquias. Há datas comemorativas e rituais específicos. No esoterismo, o indivíduo trabalha a sua espiritualidade através do estudo empírico, e manifesta a sua fé individualmente, sem ter de cumprir normas para que possa manifestar sua fé e se conectar com Deus.

Diferença entre esoterismo e misticismo

Enquanto o esoterismo é definido como o conhecimento oculto de uma determinada doutrina, o misticismo é definido como a procura por um conhecimento espiritual verdadeiro e desconhecido, com intuito de alcançar uma esfera sagrada. No esoterismo o conhecimento já existe, porém ele é fechado para seus adeptos, sem explanação total ao público. Enquanto no misticismo o conhecimento todo é oculto no sentido de desconhecido, e não de estar sendo guardado, como ocorre no esoterismo.

O que é um centro Esotérico

Um Centro esotérico é formado por Esoteristas que tentam perpetuar o conhecimento que foi passado por sábios de antigas tradições com intuito de promover a junção de filosofia, ciência e religião, demais áreas do conhecimento a fim de auxiliar o indivíduo na sua evolução espiritual e resguardar esses saberes para que não sejam vulgarizados mas também não esquecidos pela humanidade.

Práticas esotéricas mais conhecidas

Alguns saberes e interpretações filosóficos e religiosos, compreendidos no esoterismo são bastante difundidos na modernidade, algumas vezes tratados como pseudociência, foram transmitidos ao longo de milhares de anos entre mestres e aprendizes até os dias atuais. Algumas dessas práticas são:

Tarô

O Tarô de Marselha é um dos baralhos mais antigos conhecidos. É um oráculo que permite a obtenção de muitas respostas e que não é complicado de se ler, mas sua interpretação exige muita intuição para que seja precisa. Ele é uma ferramenta em um conjunto de itens que compõem um oráculo, sendo a intuição fundamental.

Tarot de Marselha – Cartas

Tarot de Marselha - Cartas

As cartas do Tarot de Marselha podem ser divididas em Arcanos Maiores e Arcanos Menores, totalizando 7 cartas. Ao se colocar o Tarot em linha em sua ordem numeral crescente, pode-se perceber que ele conta uma história. Apesar de cada carta fazer parte dessa história e encontrar significado em determinado âmbito de nossas vidas, cada carta pode ter diversas interpretações dependendo da situação. É aí que entra a intuição e a magia da cartomante. 

Além disso, a disposição das cartas lhes dá diferentes significados. Por exemplo, determinadas cartas podem ter seu significado enfraquecido ou negativado quando estejam dispostas ao lado de cartas negativas ou invertidas. 

Hipnose

A hipnose é definida como um estado de extrema concentração da mente, onde a atenção é focada e a consciência periférica é reduzida. Nessa prática, a pessoa será hipnotizada seguindo uma série de instruções. Deve haver uma fixação do olhar, o condutor da hipnose fará sugestões levando a pessoa a relaxar e ser capaz de fazer algumas visualizações, quando hipnotizado, o indivíduo experimenta um foco da atenção geralmente interiorizado, deve ser aplicado algum estímulo para que permaneça nesse estado, podendo ser de qualquer natureza desde que esse estímulo seja repetitivo, rítmico, débil e monótono. Facilita percepções extra-sensoriais, sendo possível fazer regressões a vidas passadas. Essa prática pode ser realizada por psicólogos, psicanalistas, oftalmologistas, odontologistas ou espiritas. Possui várias aplicabilidades, desde a regressão, tratamento de vícios, transtornos mentais, viagem astral, etc.

Meditação

A meditação é considerada uma alta concentração do espírito, que o prepara para a contemplação. Essa prática proporciona ao indivíduo calma e relaxamento através de posturas, respiração consciente e foco da mente no momento presente gerando sentimento de quietude, paz e tranquilidade. Traz uma série de benefícios para o corpo e para a mente como redução do estresse e da ansiedade, além de ser capaz de promover o autoconhecimento e autoaceitação. Existem várias formas de se fazer essa prática, dentre elas: mindfulness, meditação transcendental, raja yoga, meditação vipassana, zazen.

Numerologia

A numerologia é uma prática esotérica que estuda a influência dos números e operações matemáticas relacionadas aos nomes próprios na personalidade e destino das pessoas. Por muito tempo foi considerada uma ciência, tendo Pitágoras como um de seus precursores.

Velas

velas

As velas são utilizadas no esoterismo para evocar uma intenção. Podem ser usadas com ervas, flores, óleos, cristais e estátuas. Representam a transformação de um desejo em energia. Cada cor e composição da vela emite sua própria vibração e atrai influências espirituais compatíveis, e dessa forma, a escolha da vela é importante para a concretização da vontade empregada na prática. Essa prática muitas vezes está presente em religiões. Por exemplo, em várias religiões são acesas velas para pessoas que desencarnaram para que tenham paz e tranquilidade no novo plano espiritual. Ou mesmo, serem usadas durante comemorações de aniversário, onde cada vela representa um ano vivido. Na umbanda, é possível escrever o nome da pessoa amada numa vela de mel, a fim de torná-la mais meiga com o parceiro.

Horóscopo

O horóscopo é uma prática que estuda a influência da posição dos astros na vida pessoas, podendo ser uma ferramenta que descreve características da personalidade do indivíduo, bem como é capaz de prever seu destino. Baseia-se na confecção de um diagrama com as posições relativas dos planetas e signos dos zodíacos em determinada data e horário, como por exemplo, a data e horário de nascimento de uma pessoa, do qual é possível inferir atribuições da sua personalidade e da sua trajetória. Também é possível prever situações a nível mundial como grandes guerras, mudanças climáticas, avanços tecnológicos, fazer combinações de compatibilidade entre diferentes mapas.

Confira nosso artigo: para que serve sais de banho

Conclusão

O Esoterismo é responsável de transmitir um alto fluxo de saberes de diferentes tradições desde as primeiras civilizações de forma restrita e segmentada aos iniciados com intuito de promover o autoconhecimento, a evolução espiritual, previsões quanto à trajetória dos mesmos, bem como estabelecer uma conexão com o plano divino, numa esfera sagrada. Parte desses saberes tem sido transmitidos pelo esoterismo, que explana para o público alguns princípios esotéricos. Porém, o conhecimento profundo, fica resguardado aos iniciados, que passam por provações para que possam progredir em seu aprendizado quanto às práticas esotéricas, a fim de perpetuar esses saberes milenares. 

Alguns esoteristas acreditam que monumentos cuja construção, tendo em vista os recursos da época, despertam curiosidade nos dias atuais e foram erguidos utilizando-se de saberes esoteristas que deixaram de ser transmitidos adiante pelos sacerdotes de forma intencional fez com que parte do conhecimento que serviu de base para essas construções fosse perdido ao longo da história. Através de Centros Esotéricos tentar não repetir esse erro e utilizar todo o conhecimento disponível para auxiliar na evolução da humanidade para que tenha acesso a todos os poderes possíveis proporcionados pela natureza e intrínsecos ao homem e que estejam numa esfera sagrada espiritual.