O que é Hamamelis

O que é hamamelis: O Hamamelis é um fitoterápico feito a partir de um arbusto muito comum na América do Norte.
o que é hamamelis

Confira a seguir o que é Hamamelis e quais são seus benefícios.
O Hamamelis é um fitoterápico feito a partir de um arbusto muito comum na América do Norte. Seu extrato natural era muito utilizado por nativos norte-americanos, sendo hoje base para pomadas e chás. Com poder adstringente, o Hamamelis se tornou um ótimo tônico natural para o rosto, sendo utilizado para deixar a pele mais bonita. 

Além disso, esse arbusto tem também fins medicinais, tendo propriedades anti-inflamatórias que ajudam a sarar cortes, feridas, picadas de inseto, assaduras, hemorroidas e até mesmo contra contusões. São inúmeros benefícios que tornam este um excelente elemento natural para combater a diversos problemas. Confira abaixo os benefícios e principais usos da Hamamelis. 

Benefícios da Hamamelis

O Hamamelis possui inúmeros benefícios, sobretudo para problemas dermatológicos. Os principais benefícios estão listados a seguir. 

Alivia a inflamação

A Hamamelis possui tanino e ácido gálico, além de diversos outros componentes que atuam como anti-inflamatórios, auxiliando o seu corpo a se recuperar de inflamações de forma mais rápida.

Além disso, a Hamamelis possui efeito antioxidante, o que previne uma série de inflamações, além de prevenir o envelhecimento precoce.  

Alivia a inflamação
Reduz a irritação da pele

Reduz a irritação da pele

O Hamamelis é ótimo para evitar a descamação e a irritação em peles sensíveis. O seu extrato é capaz de evitar inflamações cutâneas, bastando que a pessoa aplica uma preparação tópica na região.

Ajuda a tratar hemorroidas

O inchaço e a inflamação das hemorroidas podem ser reduzidos a partir da aplicação tópica de Hamamelis em um algodão na região. Suas propriedades acalmam a pele, reduzem a coceira e ajudam a parar o sangramento das hemorroidas. 

Combate a acne

Após a limpeza da pele, a aplicação do extrato de Hamamelis ajudam a reduzir a acne. Sua função adstringente ajuda a reduzir os poros, além de acalmar a pele e reduzir a inflamação, evitando também a proliferação de bactérias que causam acne.

Combate a acne
Alivia a sensibilidade do couro cabeludo

Alivia a sensibilidade do couro cabeludo

Por todas as propriedades já citadas, a Hamamelis é capaz de aliviar a irritação, a coceira e a sensibilidade no couro cabeludo. Isso alivia sintomas de quadros clínicos, como a psoríase, e também reduz questões estéticas como a caspa.

Trata varizes

A aplicação de panos embebidos em Hamamelis nas pernas alivia o desconforto das varizes, sobretudo por sua propriedade adstringente.

Alivia picadas de insetos

A coceira e a inflamação causadas pela picada de insetos podem ser reduzidas pela Hamamelis. A aplicação de produtos com o extrato de Hamamelis na área já é o suficiente para aliviar o desconforto de picadas.

picadas de insetos
Trata queimadura solar

Trata queimadura solar

Com o auxílio de uma bola de algodão, a aplicação do fitoterápico ajuda a reduzir queimaduras solares mais leves, pois possui efeito anti-inflamatório. Produtos com Hamamelis e aloe vera são ainda melhores para esses casos, que dá um efeito calmante.

Contraindicações da hamamélis

Algumas pessoas podem apresentar alergia ao Hamamelis. Por isso, é recomendado fazer um teste com a aplicação de uma pequena quantidade da pele antes de seu uso. Após 24h, se não houver reação alérgica, você não deve ter alergia. Ainda assim, é sempre recomendado consultar um médico antes da aplicação de produtos e fitoterápicos na pele. A ingestão do Hamamelis também não é recomendada, pois ocasiona náuseas, vômitos, dor de estômago, danos ao fígado, etc. O chá feito a partir de sua casca também deve ser consumido com moderação.

Cuidados e precauções

Os estudos existentes sobre o Hamamelis demonstram sua eficácia na aplicação tópica. Entretanto, não há evidências o suficiente de sua eficácia por aplicação oral, como em cápsulas. Por isso, é preciso estar atento a propagandas enganosas. Além disso, é preciso estar atento à composição dos produtos com Hamamelis, que devem ser puros e livres de álcool ou fragrâncias que possam agravar o quadro que se está tentando sarar. Mulheres grávidas e lactantes também devem verificar junto ao médico antes de usar fitoterápicos à base de Hamamelis.

Como utilizar a hamamélis

Existem diversas formas de se usar o Hamamelis, sendo as principais listadas abaixos.

Chá

O chá da casca Hamamelis alivia a inflamação da garganta, a diarreia, e pode ajudar a tratar problemas de circulação. Entretanto, é preciso ter muito cuidado com a quantidade e a concentração do chá, pois o consumo excessivo faz mal à saúde. Para a preparação, 1 colher de chá de casca já é o suficiente para 1 xícara de água. Não se deve tomar mais do que 3 xícaras ao dia, sendo elas espaçadas.

Pomada e cremes

A aplicação tópica de Hamamelis é a que tem a maior eficácia. Pomadas com o extrato de Hamamelis devem ser livres de álcool e fragrâncias artificiais, o que ajuda a tratar ferimentos, hematomas, hemorroidas e até queimaduras. 

Cápsulas e comprimidos

Não há estudos claros sobre os resultados de cápsulas, mas o extrato de hamamelia tem sido usado como base para comprimidos e cápsulas que auxiliam a resolver a prisão de ventre. É preciso estar atento à composição desses fitoterápicos e entender o efeito de outros componentes que possam estar com o extrato de Hamamelis.

Como extrato

O extrato é a melhor forma para a aplicação tópica do Hamamelis, servindo para varizes, queimaduras, irritações na pele, picadas de insetos, etc. Basta aplicar uma fina camada do extrato na pele.

Óleo essencial

O óleo essencial de Hamamelis mantem muitas de suas propriedades, ajudando a combater queimadura de sol, ferimentos, acne e condições inflamatórias cutâneas.

Tintura

A tintura de Hamamelis é outra forma de aplicação tópica desse fitoterápico, que deve ser diluído em água e serve para ser ingerido em sua forma farmacêutica básica.

Escalda-pés

O efeito fitoterápico do Hamamelis também pode ser experimentado a partir de um escalda-pés feitos da casca em água.

Confira também nosso artigo: Produtos para esquentar o clima

Conclusão

O Hamamelis é um poderoso fitoterápico com aplicações diversas que pode ajudar a combater diversos males, sobretudo dermatológicos. É preciso estar atento à composição dos produtos com seu extrato para, assim, aproveitar as propriedades ao máximo.