O que é Horóscopo?

O que é horóscopo? O Horóscopo pode ser definido como um diagrama feito tendo como base a posição dos astros num dia e horário específicos
O que é Horóscopo

O que é Horóscopo? O Horóscopo pode ser definido, de forma resumida, como um diagrama feito tendo como base a posição dos astros num dia e horário específicos e pode ser usado como uma ferramenta de autoconhecimento e quando feito por astrólogos mais experientes, como uma espécie de oráculo onde pode-se prever parte do futuro, sobretudo no que tange ao futuro da humanidade.

Geralmente, o horóscopo é utilizado para realizar mapas astrais com base na data e horário de nascimento de uma pessoa ou bichinho de estimação. Muitas vezes acaba sendo usado como tema para começar uma conversa de boteco e de certa forma tem sido banalizado. Apesar de ser uma pseudociência, trata-se de um conhecimento milenar que merece respeito. 

Para que indivíduo possa tornar-se capaz de fazer um mapa astral eficiente é necessário muita dedicação e estudo, tanto para aprender a elaborar o digrama quanto para poder elaborá-lo. Um mapa bem feito pode ser uma ferramenta importantíssima para que o indivíduo tenha um maior autoconhecimento.

Origem do Horóscopo

O Horóscopo e a Astrologia são conhecimentos que tiveram sua origem antes mesmo de Cristo. No ano 7 a.C diversas civilizações já se dedicavam à observação e estudo das posições dos astros no céu e acreditavam que eles podiam influenciar no caráter e na personalidade das pessoas.

O horóscopo como conhecemos hoje teve origem no ano 5 a.C é uma mistura de conhecimentos de diferentes civilizações e ciências. Mescla a astrologia desenvolvida pelos babilônios, a matemática dos egípcios e a filosofia grega. Trata- se de um conhecimento multidisciplinar e milenar.

A palavra zodíaco tem origem grega e seu significado remete a círculo de animais. Os 12 signos do zodíaco representam animais mitológicos dos povos egípcios, babilônios, gregos e romanos e estão associados a períodos de tempo que definem a personalidade das pessoas. 

Os signos do zodíaco estão associados ao movimento das constelações, cada trajetória teve seu desenho associado a um animal mitológico.

Os 12 signos do zodíaco e a mitologia por trás de cada um

Os 12 signos do zodíaco

Capricórnio

A mitologia por trás desse signo de capricórnio é a da cabra Amalteia, uma cabra que alimentou Zeus (Júpiter) com a cornucópia, seu  chifre. Os deuses decidiram que pobre cabra deveria ser escondida pois a consideravam horripilante e não queriam que sua feiura assustasse Zeus.

Após o crescimento de Zeus ele teve de enfrentar a grande a batalha contra os titãs que se opunham a sua ascensão de poder no Olimpo. O oráculo lhe sugeriu que matasse Amalteia e vestisse sua pele para que se tornasse invulnerável.

Amalteia foi sacrificada por um bem maior e foi transformada em constelação como recompensa por seu sacrifício. Dessa lenda surgiu a expressão “Bode Expiatório”.

Uma outra versão apresenta o Deus Pan como representante do signo de Capricórnio e teria se tornado uma constelação por Zeus após ajudar na batalha contra os titãs e teria jogado contra os inimigos o medo, panikos. Teria sido amamentado junto com Zeus por Amalteia.

Aquário

Essa constelação representa Ganimedes, um jovem por quem Zeus se apaixonou e levou para o Olimpo para trabalhar servindo água ou vinho aos deuses. A função de portador da água era  de grande importância do Olimpo.

Peixes

A  lenda mitológica que deu origem à constelação de peixes foi a de Afrodite e Eros. Um dia enquanto caminhavam próximo ao rio Eufrates foram surpreendidos pelo grande monstro Tífon que tentou lhes atacar, mas foram salvos por dois peixes corajosos que lhes colocaram nas costas e carregaram-nos ao longo do rio até um lugar seguro.  Minerva, deusa virgem, em um gesto de gratidão, transformou os dois peixinhos em constelação.

Touro

Minos desejava aumentar sua fortuna e decidiu fazer um pacto com Poseidon. Prometeu-lhe o melhor touro que tivesse caso conseguisse aumentar suas posses. E ele conseguiu o que queria, porém na hora de fazer o pagamento a Poseidon não lhe deu o melhor touro, apenas um touro comum. Enfurecido, Poseidon pediu que Afrodite lhe ajudasse em sua vingança. 

A Deusa plantou no coração de Pasifae, esposa de minos, uma paixão por um de seus touros brancos. Não podendo controlar seu desejo, Pasifae ordenou que construíssem uma vaca de madeira para que ela pudesse saciar sua vontade de ser tomada pelo touro. Dessa relação, nasceu o Minotauro, um monstro que Minos jogou em um labirinto e a quem dava moças e rapazes como sacrifício e que foi morto por Teseu.

Gêmeos

Castor e Pollux eram dois irmãos gêmeos, tinham a mesma mãe em comum, porém pais diferentes. Eram muito amigos e companheiros. Castor era filho de Tíndaro, enquanto  Pollux era filho de Zeus. Dessa forma, apenas Pollux era imortal, por ser filho de um Deus. Qunado Castor morreu, seu irmão suplicou para que compartilhasse com ele da sua imortalidade e Zeus atendeu seu filho, transformou os dois irmãos na constelação de gêmeos.

Câncer

A lenda de câncer começa quando Zeus tenta tornar um dos seus filhos com uma mortal. Além disso, permitiu que ele tomasse do leite materno de Hera, o que deixou a Deusa enfurecida, que começou a sabotar as tarefas de Hércules. Quando Hércules combateu a Hidra, Hera enviou um Caranguejo gigante para atrapalhá-lo, porém o jovem não só conseguiu acabar com a Hidra como também esmagou o caranguejo, que foi transformado em constelação por Hera.

Leão

Um leão que matava gado e pessoas usava uma caverna com duas entradas para se esconder e ninguém conseguia captura-lo. Hércules foi incumbido de exterminar o animal, e assim o fez. Fechou uma das entradas e atraiu o bicho para a outra, da qual pulou e enforcou o leão. Zeus, para enaltecer o feito do seu filho, transformou o leão em constelação. 

Virgem

O mito de virgem está compreendido na Caixa de Pandora. Zeus ficou enfurecido quando o poder do fogo foi dado aos mortais, e como retaliação mandou uma caixa de presente a Pandora e orientou-lhe a jamais abri-la porém ela descumpriu essa ordem e ao abrir a caixa libertou diversos males que passaram a assolar a humanidade como doenças, sentimentos perversos como a raiva, a inveja e de vingança. 

Apenas a esperança permaneceu dentro do caixa. Assim, todos os deuses deixaram a Terra. Astreia foi a última a partir e se refugiou na constelação de virgem, que onde está a esperança de a humanidade retornar a esses dias dourados.

Libra

Tirésias era protegido de Hera. Um certo dia questionou sobre qual dos gêneros sentia mais prazer,  o homem ou a mulher. Para que ele mesmo obtivesse a resposta, Hera concedeu-lhe a oportunidade de experimentar ser homem e mulher. 

Após algum tempo ele retornou à presença de Hera e de Zeus, e sua resposta foi que a fêmea sentia mais prazer. Zeus não se agradou com a resposta e tratou de deixá-lo cego. Essa cegueira permitiu que Tirésias desenvolvesse um conhecimento mais profundo acerca do feminino e masculino.

Escorpião

Órion era filho de Poseidon e gostava de importunar mulheres. Um dia resolveu importunar Ártemis, que furiosa mandou um escorpião para acabar com Órion. O escorpião picou-lhe o calcanhar e ele morreu. Grata pelo serviço do leal escorpião, Ártemis transformou-lhe numa constelação.

Sagitário

Chiron foi um sábio centauro que educou muitos heróis e príncipes. Numa batalha Hércules acabou atingindo acidentalmente Chiron com uma flecha. Chiron foi tomado por dores insuportáveis mas sua imortalidade impedia que morresse. Cedeu sua imortalidade a Prometeus e Zeus transformou no nobre centauro na Constelação de Sagitário.

Confira também nosso artigo: Signos e Suas Características

Como funciona o Horóscopo?

O horóscopo busca identificar a personalidade e a trajetória no indivíduo utilizando a posição dos astros durante seu nascimento para a elaboração do seu mapa astral. Como os astros estão em constante movimento, assim como os indivíduos na vida que vão tecendo sua própria história, é possível fazer algumas previsões quanto  a trajetória da pessoa analisando os astros.

O que é Mapa Astral?

o que e mapa astral

O mapa astral pode ser entendido como um mapa com a posição dos astros no momento do seu nascimento. A análise e interpretação desse mapa permite identificar características da personalidade e caráter do indivíduo, bem como algumas fases da sua trajetória através dos trânsitos astrológicos.

Significado dos planetas no Mapa Astral

Cada planeta atribui características de uma área de diferente da vida do indivíduo. Iremos explicar sucintamente o que cada um representa no seu mapa astral.

Sol

Determinado pelo dia de nascimento do indivíduo, o signo solar é como a pessoa se apresenta para o mundo.

Lua

Para determinar o signo lunar é necessária a confecção de um mapa astral com o horário e local do nascimento do indivíduo. O signo lunar representa os caminhos da intuição. Significa dizer que o signo lunar define características mais íntimas e profundas do indivíduo.

Mercúrio

Também definido somente pelo mapa astral, o Mercúrio carrega a forma como nos comunicamos e como assimilamos conhecimento.

Vênus

Vênus está relacionado com a forma de o indivíduo considerar algo belo,  em como faz acordos e como se relaciona com as coisas à sua volta, como por exemplo, com o dinheiro.

Marte

Marte representa a forma como o indivíduo lida com as adversidades e obstáculos que lhes são impostos durante a sua trajetória. Também define aquilo que lhe atrai e como relaciona-se sexualmente.

Júpiter

Representa como as experiências se dão na vida do indivíduo e como ele reage diante das mesmas.

Saturno

Saturno carrega consigo limites e lições a serem desenvolvidos durante a sua trajetória. Apresenta suas inseguranças, dificuldades e medos.

Urano

O Urano representa a libertação e a independência em relação a alguns padrões sociais preestabelecidos.

Netuno

Netuno apresenta como deve ser trabalhada a sua espiritualidade e em quais situações você tende a se iludir e torna-se mais vulnerável.

Plutão

Plutão revela as fraquezas que você mais reluta em combater e que precisam ser transformadas para que você tenha um desenvolvimento mais pleno.

Tipos de Horóscopo

Como dito anteriormente, o horóscopo é um tipo de conhecimento milenar e multidisciplinar que foi desenvolvido e praticado por diversas culturas e civilizações, dessa formas existem vários tipos de horóscopo dentre os quais explicaremos um pouco sobre o horóscopo ocidental, chinês e asteca.

Horóscopo Ocidental

O horóscopo ocidental é o horóscopo que abordamos nesse texto, onde há 12 signos do zodíaco que são atribuídos a cada planeta cuja posição no dia e horário de nascimento definem o caráter, a personalidade e até mesmo a trajetória de vida do indivíduo.

Horóscopo Asteca

Tem como base a Pedra do Sol. Nesse horóscopo há 20 signos diferentes que remetem aos deuses antigos dessa cultura. Diferentemente do horóscopo ocidental em que os signos podem ser determinados de acordo com mês de nascimento, para os astecas leva-se em consideração o dia do nascimento.

Para os Astecas a Terra possui diferentes idades cósmicas, e cada um desses períodos é regido por um sol diferente.

  • Idade do Jaguar: Abrigava gigantes
  • Idade do Vento: A humanidade foi dizimada por furacões e os poucos seres humanos que restaram viraram macacos.
  • Idade da Chuva de Fogo: Tudo foi destruído pela lava e pelo fogo, os seres vivos restantes viraram pássaros.
  • Idade da Água: Toda a Terra foi coberta por água e todos os seres vivos transformados em peixes.

Escuridão total: Tudo foi tomado pela escuridão e pelo silencio e não havia mais vida.

  • Idade do Senhor do Céus: A Terra volta a ser o que era anteriormente.

A partir dessas crenças foi criado o calendário asteca da Pedra do Sol, com 18 meses de 20 dias cada. Cada dia tem como representante um animal, objeto ou fenômeno natural. Os dias astecas são: 

  1. Crocodilo
  2. Vento
  3. Casa
  4. Lagarto
  5. Serpente
  6. Morte
  7. Veado
  8. Coelho
  9. Água
  10. Cão
  11. Macaco
  12. Corda
  13. Cana
  14. Jaguar
  15. Águia
  16. Abutre
  17. Terremoto
  18. Faca
  19. Chuva
  20. Flor

Horóscopo Chinês

O horóscopo chinês possui 12 signos, assim como o horóscopo ocidental. Os signos são representados por diferentes animais que regem cada ano do calendário chinês.

Assim como o horóscopo ocidental, o horóscopo chinês apresenta características da personalidade e caráter do indivíduo bem como algumas previsões do futuro. Os signos do horóscopo chinês são:

  1. Porco
  2. Cão
  3. Galo
  4. Macaco
  5. Carneiro
  6. Cavalo
  7. Serpente
  8. Dragão
  9. Coelho
  10. Tigre
  11. Boi
  12. Gado

Curiosidades sobre os horóscopos

  • O surgimento da constelação de Aquário nos céus acompanhava o período de cheia do rio Nilo.
  • Pollux e Castor, os gêmeos da constelação de gêmeos são considerados protetores dos navegantes.
  • Até o século XVII Astrologia e Astronomia eram a mesma ciência, apenas a partir desse período foram tratadas como conhecimentos distintos, sendo a astronomia considerada uma ciência exata e a astrologia uma pseudociência.
  • Até o século XVIII a astrologia era componente curricular nos cursos de medicina.
  • Há a possiblidade de que os três reis magos que presentearam Jesus no seu nascimento fossem astrólogos.
  • Os  imperadores romanos não tomavam decisões importantes antes de consultar os astros.
  • Pessoas que nascem em períodos de transição no céu podem adquirir características de diferentes signos, o que chamamos de cúspide. Por exemplo, quem nasce nos dias 20-22 de julho está propenso a apresentar características do signo de câncer e leão.

Conclusão

A astrologia pode ser uma importante ferramenta de autoconhecimento e um oráculo para as pessoas terem um pleno desenvolvimento de suas vidas, porém é importante buscar fontes seguras e astrólogos de confiança para fazer o seu mapa astral. Além disso, é necessário não se prender e limitar sua personalidade a um mapa. É um recurso para te auxiliar a encontrar o seu caminho e não algo imposto.