O que é masoquismo sexual

O Masoquismo sexual é um desejo comum, mas que pode causar algumas dúvidas. Entende-se como masoquismo a busca de sofrimento como desejo sexual.
Masoquismo sexual

O Masoquismo sexual é um desejo comum, mas que pode causar algumas dúvidas. Entende-se como masoquismo a busca de sofrimento como desejo sexual. O indivíduo sente excitação através de algum grau de dor ou humilhação. É uma das práticas BDSM (Bondage, Dominação, Sadismo e Masoquismo). É considerada uma parafilia já que trata-se de um impulso sexual que está fora dos padrões sociais considerados aceitáveis. Esse tema foi mostrado nos filmes da série Cinquenta tons de Cinza, cuja frase do protagonista Christian Grey ficou muito famosa “Meus gostos são muito peculiares, você não entenderia” ao se referir ao seu desejo em praticar BDSM com Anastasia.

As práticas BDSM, onde insere-se o masoquismo geralmente estão acompanhadas de outras parafilias. Quase todas as parafilias costumam ser acompanhadas de alguma prática BDSM. Trata-se de um amplo universo, com práticas diversas e linguagem própria. Seus praticantes mais dedicados entendem esses impulsos como um estilo de vida.

Geralmente são feitas de forma consensual e inclusive são adotadas palavras de segurança que devem usadas quando a dor ou humilhação estiverem causando incomodo

O que é masoquismo sexual 

O termo masoquismo faz referência a Leopold von Sacher-Masoch (1836-1895), um escritor e jornalista austríaco que escreveu vários romances em que descrevia práticas masoquistas com conotação sexual. Há relatos de que Masoch sofria dessa condição e que praticava masoquismo com suas companheiras, tentava reviver os poemas escritos e escrever as transas experimentadas. O termo Masoquismo foi criado em 1886 pelo psiquiatra austríaco Richard Freiherr von Krafft-Ebing (1840-1902) em seu livro Psychopathia sexualis. Leopold von Sacher-Masoch ainda era vivo quando surgiu esse termo e não gostou muito de ter o seu nome associado a um desvio sexual, porém o termo foi adotado mesmo assim.

Em suas obras ele relata romances em que haviam inflição de dor e humilhação sob o parceiro como forma de desejo e prática sexual. Há relatos de que o próprio Masoch havia vivido essas experiências e dessa forma, suas obras foram as primeiras na literatura a abordar essa parafilia.

O masoquismo consiste num impulso ou desvio sexual em que o indivíduo de submete de forma consensual a atos de agressão física que lhe proporcione dor em algum grau ou mesmo que se submeta a humilhações até mesmo em público para que possa obter prazer sexual.

O Masoquismo é um dos pilares das práticas BDSM (Bondage, Dominação, Sadismo e Masoquismo) que é uma parafilia com uma variedade de práticas onde é necessário ter bastante confiança no parceiro, respeitar os limites um do outro e quebrar tabus para que o sexo seja satisfatório para ambos. Tudo feito de forma consensual e respeitosa. Geralmente são adotadas palavras de segurança (safeword) que devem ser utilizadas quando um dos praticantes sente algum incômodo ou desconforto, sendo a atividade em execução atenuada ou mesmo encerrada. Existem vários termos, geralmente em inglês, para denominar práticas. Inclusive, numa breve pesquisa na internet é possível encontrar alguns dicionários que trazem o significado de cada termo. As pessoas que tem essa condição geralmente pesquisam bastante sobre e também investem muito em acessórios para as práticas.

BDSM

BDSM

Bondage: Consiste na prática de imobilizar ou amarrar o parceiro para obter prazer sexual. Assim como toda parafilia, vale ressaltar que não precisa ter necessariamente algum contato sexual para essa obtenção de prazer, pois a excitação não se dá baseada em genitais ou práticas consideradas dentro do padrão social.

Dominação: Consiste na hierarquia entre os parceiros em que um deve ser considerado superior ao outro, como um chefe ou rainha. As mulheres que dominam são chamadas Domme, e homens são chamados Dom. Domme e Dom são os responsáveis por controlar a prática. Sub é o nome que se dá àquele que se submete ao Dom ou Domme e há o Switcher que é aquele que é versátil e que assume ambos os papéis.

Sadismo: Baseia-se no prazer em infligir dor ou humilhação ao outro. No caso do BDSM isso ocorre de forma consensual. Há uma sigla que é a base dessas práticas: SSC (São, Seguro e Consensual).

Masoquismo: Como dito, o masoquismo consiste no prazer através da submissão a dor ou humilhação de forma consensual para obtenção de prazer sexual, podendo ou não haver contato sexual.

Confira a linha de cosméticos BDSM da Feitiços Aromáticos!

É considerado uma doença?

De regra, o masoquismo não é considerado uma doença, embora seja um desvio sexual por se tratar de um conjunto de práticas que estão à margem do que é considerado normal em práticas sexuais. Entretanto, quando ocorre um descontrole e essas práticas começam a causar prejuízos à vida do indivíduo que tem essa condição ou respingar em outras pessoas danos causados por essa parafilia, pode ser considerada um transtorno e deve ser procurada ajuda profissional.

Segundo Reich, o masoquismo não corresponde a um instinto biológico. É o resultado de uma perturbação na capacidade de satisfação de uma pessoa, e uma tentativa continuamente frustrada de corrigir essa perturbação. É um resultado e não uma causa da neurose.

Alguns masoquistas se submetem a espancamentos graves que causam muita angústia e sofrimentos mesmo após acabar a prática, mas que não lhe impede de repetir novamente. Além disso, a pessoa nessa condição, quando possui um distúrbio parafílico, acaba gastando muito tempo imaginando formas de submissão a dor. Acaba vivendo uma tensão constante que nunca é aliviada.

Quais são as causas do masoquismo sexual

Não há um consenso sobre as causas do masoquismo e nenhuma teoria amplamente aceita. Há muitas discussões a respeito de suas causas, mas ainda não há conclusões definitivas. Acredita-se que a dor pode ser um meio de liberar endorfina e auxiliar no processo de excitação pois essas pessoas não conseguiriam ter desejo sexual sem esse estímulo.

Também é especulado sobre desejos reprimidos que acabam eclodindo e tornando-se mais atraentes para a pessoa. Já ouviu que o que é proibido é mais gostoso? Então…

No âmbito da psicanálise acredita-se que traumas vividos e não tratados na infância podem levar o indivíduo a desenvolver algum transtorno parafílico

Quais são as principais práticas de um masoquista sexual

Que as práticas masoquistas consistem em sentir prazer através de submeter-se a dor e a humilhação já é sabido, porém falar que o prazer se dá dessa forma é algo muito vago. Apresentaremos aqui uma descrição de algumas práticas comuns de masoquismo.

Imobilização

Uma das práticas masoquistas é permitir-se ser imobilizado pelo parceiro, ficar dessa forma pelo tempo e onde ele decidir. A espera e o desespero pela imprevisibilidade geram satisfação sexual no masoquista, podendo ou não haver contato sexual.

Imobilização
Perfuração

Perfuração

Alguns masoquistas permitem ser perfurados pelo parceiro de maneira consensual, podem ser utilizados alfinetes, agulhas, dentre outros.

Venda

Assim como em Cinquenta Tons de Cinza, o sexo masoquista pode ser feito com uso de venda, em que o sub fica à mercê do parceiro que controla o sexo. Não precisa ser necessariamente masoquista para praticar sexo com venda.

venda
Queimar

Queimar

O masoquismo também pode utilizar de queimar o indivíduo submisso de forma consensual, como por exemplo com cigarro aceso.

Estupro Simulado

Alguns masoquistas preferem simular estarem sendo estuprados. A fantasia consiste em realizar sexo a contragosto, mas na realidade tudo é feito de uma consensual e ambos interpretam papeis para concretizar essa fantasia.

estupro cimulado
Ser pisado

Ser Pisado

Como uma das formas de prazer masoquista consiste na humilhação não é incomum que indivíduos sintam prazer em serem pisados. Com dito anteriormente, é comum que BDSM ou mesmo o Masoquismo apenas acorra associado a outras parafilias, como por exemplo a podolatria. Dessa forma a admiração por pés casa com o desejo de ser humilhado ou mesmo ser infligido a dor. 

Excrementos

Alguns masoquistas sentem-se inebriados pela ideia de receberem fezes ou urina como forma de humilhação para atender suas necessidades sexuais. Nesse caso o prazer não é dado pelo contato com os excrementos, pelo contrário, ocorre pela aversão a eles e ao estímulo dado pela humilhação que o parceiro lhe submeteu.

Excrementos
espancamento

Espancamento

Bater no masoquista pode lhe gerar muita satisfação, lembrando que deve ser adotada uma palavra de segurança que deve ser utilizada se a dor tiver passado o limite do suportável. A palavra escolhida deve ser uma totalmente diferente das que costumam ser utilizadas pelo casal no contexto sexual, pois como no BDSM ocorre simulações como por exemplo de fingir não estar gostando algo quando na verdade está, é necessário usar uma palavra que não ambígua. 

Ser travestido

Alguns masoquistas permitem serem vestidos pelo parceiro com roupas e acessórios do sexo oposto como forma de punição ou humilhação. Casais mais radicais podem inclusive “forçar” o companheiro a ter relação sexual ou contato genital com pessoas do mesmo sexo.

travestido
enforcamento

Enforcamento

Pode ocorrer enforcamento durante o sexo como forma de prática masoquista. é preciso ter cautela e respeitar os próprios limites e do parceiro para que não termine em tragédia. Um exemplo dessa prática que não terminou bem foi o vocalista da banda INXS, Michael Hutchence que faleceu em 1997 após masturbar-se com um cinto no pescoço preso na maçaneta da porta o que acabou lhe enforcando.

Como é feito o diagnóstico do masoquismo sexual

Assim como toda parafilia, o masoquismo é diagnosticado como um distúrbio quando passa a trazer prejuízos sociais ou ocupacionais para o indivíduo ou a outras pessoas. Deixa de ser considerado um desvio sexual e passa a ser tratado como um transtorno parafílico quando se torna fonte de sofrimento. Dessa forma, faz-se necessária a procura por psicoterapia e em casos mais severos o uso de medicamentos que inibam a libido a fim de diminuir os impulsos sexuais nocivos.

Existem tratamentos para o masoquismo sexual

Existe tratamento para o masoquismo quando ele passa a ser fonte de sofrimento para o indivíduo ou para terceiros. O tratamento consiste basicamente em psicoterapia, participação em terapias coletivas e uso de fármacos que ajudem a diminuir a libido do indivíduo a fim de reduzir o seu sofrimento causado pelo transtorno e podendo lhe proporcionar uma qualidade de vida e seu bem estar.

Quais são os malefícios do masoquismo sexual

O masoquismo sexual pode se tornar um distúrbio quando a pessoa começa gastar muito tempo divagando sobre formas de sofrimento que quer se submeter, além disso existe um limite de dor aceitável, que pode ser entendida como àquele que não ponha em risco a saúde ou mesmo a vida da pessoa que convive com essa condição.

O que são parafilias

parafilias

As parafilias são desvios sexuais onde o desejo está focado num objeto ou situação que não é considerado dentro dos padrões socialmente aceitos e que não necessitam necessariamente de contato sexual para que o indivíduo tenha prazer. A simples apreciação do objeto já lhe garante excitação, ou colocar-se em uma situação específica. Cada parafilia tem sua especificidade e os indivíduos nessa condição necessitam do objeto ou da circunstância para satisfazer seus desejos sexuais.

Qual a conexão do masoquismo sexual e práticas da parafilia

O Masoquismo pode ser considerado uma parafilia pois a excitação não se dá pelo contato sexual, mas sim pela inflição de dor ou de humilhação. O indivíduo necessita desses estímulos para conseguir ter desejo e satisfação sexual.

Outros transtornos sexuais

Aversão sexual

A aversão sexual trata-se do sentimento de repulsa por genitais ou contato sexual. Difere da assexualidade, que é quando o indivíduo não sente desejo sexual, mas não tem também nenhum tipo de repulsa.

Vaginismo

O Vaginismo é uma condição em que a mulher sente muita dor ao ser penetrada. Ocorre uma contração involuntária do assoalho pélvico, o que causa muito desconforto e pode ter origem física ou psicológica.

Dispareunia

A dispareunia é a dor durante o ato sexual. Pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres, porém é mais comum entre o sexo feminino.Geralmente está associada à falta de lubrificação íntima.

Disfunção Erétil

A disfunção erétil consiste na dificuldade de um homem ter ou manter uma ereção para a prática sexual. Pode ter causa física ou psicológica.

Conclusão

A sexualidade é um fator muito importante para a qualidade de vida de um indivíduo adulto. Para o ser humano ela baseia-se mais na obtenção de prazer do que na necessidade de reprodução. Cada indivíduo possui as preferências sexuais, algumas de nascença, outras adquiridas ao longo da vida.

O masoquismo pode ser praticado de forma sã, segura e consensual, sem necessariamente tornar-se um transtorno. E ainda que atravesse a linha tênue entre a parafilia e um transtorno parafílico, vale salientar que existe tratamento.