O que é Shibari?

Confira em nosso artigo o que é Shibari, qual sua história e como fazer. Não perca tempo, confira agora mesmo como funciona essa técnica exótica.
O que é Shibari

O shibari é uma prática japonesa que tem se popularizado nos últimos tempos. Essa prática consiste em amarrar o parceiro, sendo usada pelos simpatizantes do BDSM. Inicialmente usada como prática de guerra, ela foi posteriormente adaptada ao teatro, atiçando a imaginação dos casais que foram introduzindo a prática no sexo. 

Os nós têm conotação simbólica. Na guerra, os combatentes japoneses davam aos nós diferentes números e formas de acordo com o poder e a glória de cada capturado. No shibari entre casais, os nós estimulam os mesmos pontos da acupuntura, e o parceiro deve estar atento a sinais de que os nós estão machucando e devem ser retirados.

Como funciona o Shibari?

Shibari é uma técnica de amarração erótica japonesa ligada a práticas BDSM. É considerado parte das preliminares dos casais, e a estética é um fator fundamental do shibari, O manuseio das cordas e o resultado dos nós é importante para os adeptos da prática. Algumas pessoas preferem, inclusive, separar o shibari da prática sexual por esse apelo imagético. 

Entretanto, para quem o usa como parte da prática sexual, ele causa extremo prazer. Os japoneses foram estudando e aprimorando os nós para pressionar pontos que causassem dor, o que é muito satisfatório para quem é adepto do sadismo ou masoquismo sexual. 

Para os iniciantes, é possível também fazer nós menos dolorosos e mais apelativos à imagem, o que é sensual e dá a quem está sendo amarrado(a) a sensação de prazer e de entrega. O consentimento é fundamental na prática, além de exigir um código claro para parar e atenção do parceiro que esteja amarrando a sinais de que a outra pessoa possa está sendo realmente machucada.

O que significa shibari

Em japonês, Shibari significa ligar, amarrar. O significado está diretamente ligado ao modo da prática, que consiste em imobilizar os movimentos da pessoa, dando nós em determinados pontos que causam dor (e prazer para os praticantes BDSM). 
É importante notar que shibari é uma palavra que foi utilizada posteriormente às práticas de guerra. O nome original dado à amarração japonesa utilizada em guerra é Hojōjutsu, que siginifica a arte de capturar/prender com corda.

Shibari Bondage

O que é Shibari

O Shibari é a forma de amarração japonesa. O Bondage  do BDSM também é uma forma de amarração, mas tem uma estética bem diferente do shibari, tendo o bondage um apelo à escravização. Além disso, o bondage é feito da região torácica para baixo e tem um limite de tempo para ser mantido. O shibari é mais artístico, mais visual. Além disso, pode ser feito em uma maior amplitude de regiões e requer mais atenção aos sinais do corpo para reduzir

Shibari passo a passo

Se você quer começar a praticar o Shibari, siga esses passos básicos para começar: 

1. Consentimento é fundamental. Os dois lados devem ter claro o que será feito e concordar. Deve haver uma palavra de segurança para interromper a prática caso haja desconforto, dor ou desistência. 

2. Pegue duas ou quatro cordas de algodão ou juta de oito centímetros de comprimento. Você também pode usar lenços ou echarpes que sejam bem macios e maleáveis.

3. A pessoa a ser amarrada pode estar deitada ou em pé para começar a amarração, mas é comum que ela esteja na cama. Comece a fazer a amarração

Como faço a amarração?

Amarração Shibari

A amarração deve ser feita por etapas, seguindo a ordem: 

  1. Amarração do tronco
  2. Nádegas e barriga
  3. Fixação do corpo em sua totalidade

Além disso, há diferentes formas de fazer a amarração, sendo as principais: 

  • Ushiro: amarração das mãos atrás das costas
  • Matanawa: amarração das áreas genitais
  • Hishi: amarração em forma de diamante
  • Takate-kote: amarração do tronco;
  • Tsuri: amarração completa

Quais os benefícios do Shibari?

O Shibari é uma prática que aproxima o casal, aumentando a confiança e a energia sexual entre eles. É muito estimulante, e causa surpresa em quem pratica. Além disso. O nó do Shibari estimula vários pontos do corpo que estão intimamente ligados à energia sexual e que aumentam o desejo sexual do casal.0

Preciso tomar alguma precaução com o Shibari?

cuidados shibari

É preciso ter cuidado ao escolher o tipo de tecido para a amarração. Além disso, é preciso estar atento aos sinais de estrangulamento ou sufocamento de regiões do corpo. Deve-se também evitar a amarração na região do pescoço. Em caso de calafrio, asfixia, hiperventilação ou enjoo, a prática deve ser imediatamente suspensa. Também é recomendado ter uma tesoura por perto para caso a amarração precise ser desfeita com urgência. 

Curiosidades sobre a prática Shibari

Há uma tesoura específica para o corte emergencial do Shibari

Para casos de emergência, a tesoura certa a se ter por perto é a tesoura de ponta romba. Isso porque ela conseguirá ter um corte rápido sem machucar quem esteja amarrado. 

Há três técnicas de amarração em relação à distância do chão

Além das técnicas apresentadas acima, há também a diferença em relação à suspensão de quem está amarrado.

  • Ne Waza (de chão): amarração feita no solo 
  • Kata ashi tsuri: semi-suspensão
  • Tsuri (suspensão): a pessoa fica completamente suspensa. Os nós são mais precisos e firmes, porém são mais fáceis de serem desfeitos.

Os cuidados depois da amarração são importantes

Alongamento, massagens e cuidados depois da amarração são fundamentais para evitar que a prática cause danos à saúde do praticante. 

Cursos e comunidade

Por ser também uma prática artística e envolver uma complexidade de nós, há até mesmo cursos e comunidades para o compartilhamento de informações sobre o shibari.

Conclusão: Vale a pena praticar o Shibari?

Para quem é adepto de práticas BDSM ou similares, o shibari vale muito a pena. É uma prática completa, estimulante e que gera muito prazer e cumplicidade entre os casais que a praticam. Além disso, a prática não precisa necessariamente se relacionar ao sexo, sendo a amarração visualmente apelativa e de cunho artístico. fique sempre atendo, a Feitiços Aromáticos esta sempre trazendo novos conteúdos cheios de novidades e informações para vocês.