O que o DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS tem a ver com a BLACK FRIDAY?

Resultado de imagem para dia ações de graça

O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving como é dito na língua inglesa, é uma data que expressa a gratidão pelas coisas boas que aconteceram durante o ano. Essa data é comemorada na 4ª quinta-feira de novembro nos Estados Unidos. A sua origem se inicia no século XVI, em Plymouth Colony, Massachusetts, na Nova Inglaterra, tudo começou quando os habitantes locais e os peregrinos decidiram fazer uma festa para comemorar a colheita farta dos alimentos.

Nos dias atuais, a data pode ser considerada o mais importante feriado religioso do país, e tem como foco expressar a GRATIDÃO a DEUS e também pelo carinho entre amigos e a família. Esta data tem a mesma importância que tem o Natal para nós e, pode-se dizer que é até mais importante que o Natal para os americanos.

Resultado de imagem para old thanksgiving postcards

Esta é a data em que as famílias se reúnem para uma ceia farta em que não pode faltar o peru e trocam presentes, assim como fazemos no Natal; e aí está a relação com a Black Friday.

O Dia de Ação de Graças se dá na quinta-feira, as pessoas já compraram seus presentes e, não haverá nenhuma data importante para o comércio até o fim do inverno. O inverno nos Estados Unidos é muito rigoroso e as pessoas não estão dispostas a ir às compras sem nenhuma motivação especial. A Black Friday (ou sexta-feira negra, em tradução literal) é o grande dia de liquidações, a oportunidade que o comércio enxergou para fazer uma grande queima de estoques e se preparar para o ano seguinte.

Desta forma, o dia de Ação de Graças é o grande dia da gratidão que se compara ao nosso Natal, enquanto a Black Friday, é a data comercial que promove a maior liquidação do ano e marca o fim da temporada de compras.

Como liquidação é algo que os americanos levam muito a sério, é comum que na sexta-feira, após o Dia de Ação de Graças as pessoas se aglomerem bem cedinho na porta das lojas, a fim de aproveitar a temporada de ofertas. Nesta data é possível (mesmo) se encontrar produtos (inclusive eletrônicos) por até 20% de seu preço original. É liquidação de verdade!!

Nós brasileiros costumamos importar algumas datas americanas, assim como fizemos com o Halloween, por exemplo, e não foi diferente com a Black Friday.

Depois das vendas do Dia das Crianças em Outubro, o comércio ficava aguardando pelo Natal em Dezembro para o grande “boom” de vendas. O mês de Novembro não tinha, tradicionalmente, nenhuma ação de vendas. Importar a Black Friday foi uma forma que o comércio encontrou de pré-aquecer as vendas que antecedem o Natal, um jeito criativo de driblar as crises econômicas que vem se sobrepondo ano a ano…

As primeiras promoções que ocorreram no Brasil foram cercadas de polêmicas e falsas promoções, quando os lojistas “malandramente” aumentavam os preços nas semanas que antecediam a data para conceder um grande e fictício desconto na famosa sexta-feira, o que criou o jargão “tudo pela metade do dobro”. Após as interferências dos órgãos de defesa do consumidor, aos poucos, as empresas estão se adequando para que a liquidação seja mais verdadeira. Mas é importante ficar de olho, para não cair em armadilha!

E como tudo é a respeito do comércio, a nova onda promocional nos Estados Unidos é a Cyber-Monday que ocorre logo após a Black Friday. Na Cyber-Monday os eletrônicos ficam em superpromoção, e se compra apenas nos websites, e quem lidera as vendas é a Amazon. Será que esta onda chega por aqui?

Agora que você já sabe a origem da Black Friday e sua relação com o Dia de Ação de Graças, prepare-se para as compras no dia de amanhã, mas aproveite também para expressar sua gratidão pela vida, pela família, pelos amigos, por suas conquistas…

Faça o seu próprio Dia de Ação de Graças e com as suas próprias tradições!