OPINIÃO – POR QUE CUIDAMOS TÃO MAL DE NOSSA “CASA”?

 

Antes de tratar a temática principal desse post que é o meio ambiente, gostaria de fazer uma pergunta a vocês leitores (as): como cuidam de suas casas? A resposta poderá ser deixada na sessão de comentários de nosso blog. Eu também tenho uma opinião para esse questionamento, ou pelo menos desconfio ter uma previsão das eventuais respostas de vocês. Ninguém gosta de ter seu lar mal cuidado, sujo ou desarrumado. Sempre cuidamos de nossa casa com o maior carinho, estamos de olho na limpeza e de tudo o que ela precisa, ou estou enganado?

mundo

Então por que não ter esse mesmo cuidado com o meio ambiente do planeta Terra, que considero a grande “casa pública” das pessoas? Sabe, às vezes fico com a impressão que talvez seja o capitalismo, pelo menos no Brasil e em países vizinhos, que carrega consigo e coloca na cabeça de muita gente, a ideia de que o que é particular deve ser bem cuidado e protegido. Já aquilo que é público, ou seja, pertence a todos, não é necessário cuidar com o mesmo empenho. Ora, pergunto a vocês novamente que são usuários dessa grande “casa pública” o planeta Terra, qual é a diferença entre se empenhar em cuidar dela e fazer o mesmo com sua residência particular?  Sempre lembrando que essa grande casa é a que permite, generosamente, abrigar todos os lares. Se não cuidarmos do planeta, deixando muitas vezes, que apenas interesses de alguns prevaleçam, a “rex pública” (coisa de todos) ficará brava conosco e perderá a paciência com muita gente.

Se você ainda não entendeu as entrelinhas desse artigo, quero deixar mais claro que não devemos mexer tanto com a fauna, a flora e o meio ambiente como um todo, pois se prevalecer a máxima de que para quem tem dinheiro, a lei, em muitos lugares não é aplicada, podendo essas pessoas fazer o que quiser com a “casa de todos” (desmatar, poluir, etc), pagaremos ou já estamos pagando um preço muito alto.

Vamos cuidar da casa pública?

Até mais, Gabriel Ábalos