Os Benefícios da Aromaterapia

A aromaterapia é um método que utiliza óleos e extratos naturais com o objetivo de liberar no cérebro hormônios que geram bem-estar, mas engana-se quem acredita que a aromaterapia é um tratamento caro e que só pode ser realizado por pessoas com melhores condições financeiras. Com nossas dicas você pode aliviar o seu cérebro da pressão do dia a dia na sua casa ou até mesmo no seu trabalho.

Resultado de imagem para aromaterapia"

Benefícios da aromaterapia

Os benefícios da aromaterapia vão além do conforto mental causado pelo cheiro, mas também pode ajudar em outros tratamentos como:

  • Ansiedade;
  • Insônia;
  • Depressão;
  • Asma;
  • Resfriado;
  • Sistema imunológico;
  • Relaxamento.

Além disso, com o uso de difusores elétricos, sua casa fica sempre perfumada, fazendo com que você sinta um bem-estar, aumentando sua satisfação, relaxamento e também permitindo um sono mais tranquilo e um ambiente mais harmônico.

Aromaterapia em casa é possível?

A resposta é sim! Muitas pessoas possuem o hábito de acender incensos durante o dia, algumas por conta da energia, outras por causa do cheiro, mas o problema dos incensos é que para a liberação do aroma aconteça deve haver a queima. No entanto, esta queima acaba gerando fumaça e isso afeta pessoas com asma, rinite e com demais problemas respiratórios.

Então, a melhor alternativa é o difusor elétrico, com ele você pode utilizar diversos óleos essenciais durante o dia. Cada aroma tem um efeito específico no cérebro, ajudando na melhor disposição física, concentração, relaxamento entre outros.

Resultado de imagem para aromaterapia"

Aromaterapia: óleos essenciais e suas utilizações

Cada óleo essencial possui uma finalidade diferente, alguns podem até ter funções semelhantes, pois, em certos casos tem a preferência da pessoa. Isso influencia diretamente na forma com que o cérebro reage aos aromas. Então sempre opte pelas fragrâncias que os seus receptores olfativos mais se atraem. Conheça os óleos essenciais e seus benefícios para o corpo e para a mente:

Absinto Possui propriedades antissépticas, antivirais e fortalece o sistema imunológico.
Alecrim Estimula a memória, alivia o mal estar da má digestão, concentração e dores em geral.
Alfazema Dor de cabeça, estresse e tensão muscular.
Camomila Estresse, tensão muscular e depressão.
Canela Cansaço mental e/ou físico, tontura, irritação, dores de cabeça, concentração, cólicas menstruais e relaxamento.
Eucalipto Problemas respiratórios, desobstrução nasal, dores de cabeça, enxaqueca, alívio de dores musculares e febre.
Hortelã Desobstrução das vias nasais, alívio de dores musculares e estimula o sistema imunológico.
Jasmin Depressão, inflamação, antisséptico, afrodisíaco, cicatrizante e expectorante.
Lavanda Estresse, dores de cabeça, resfriados, insônia e problemas respiratórios em geral.
Limão Estresse, energia, alivia sintomas da febre, dores de cabeça, má digestão e fortalece o sistema imunológico.
Sândalo Concentração, ansiedade, estresse, dores musculares e é afrodisíaco.
Verbena Auxilia o tratamento contra o alcoolismo,  insônia, depressão, ansiedade, estresse e funciona como calmante.
Violeta Expectorante, anti-inflamatório, descongestionante nasal e antisséptico.

Difusores elétricos: como funcionam?

Os difusores elétricos geralmente são pequenos aparelhos que podem ser plugados diretamente nas tomadas, mas eles são completamente seguros. Inclusive talvez você já tenha usado difusores elétricos com outro objetivo. Aqueles aparelhos que liberam aromas ou outras substâncias para afastar os mosquitos, eles são parecidos com o difusor elétrico, mas com o objetivo diferente.

Normalmente difusores elétricos têm capacidade para 10ml e são bivolts, sem que mude o desempenho ou a quantidade de aroma do óleo liberado por conta do calor. Dessa maneira, cada difusor elétrico cobre uma área de cerca de 30m². Se o espaço da sua casa e o local trabalho é menor ou, desse tamanho, apenas um consegue perfumar a casa toda.

Resultado de imagem para difusores elétricos"

Caso o ambiente no qual você deseja utilizar o seu difusor seja maior que a metragem indicada, você pode utilizar um perfume diferente para cada ambiente, no entanto, busque sempre respeitar o “limite” para que em nenhum ponto os cheiros se misturem, pois isso, pode deixá-lo com dor de cabeça. Optando por usar o mesmo perfume, este problema não acontecerá, e se em algum momento do dia você não desejar mais sentir a fragrância, basta retirar o produto da tomada, limpar e guardar para a próxima vez em que decidir utilizar. Escolha o seu aroma favorito e conte para nós como a aromaterapia melhorou seu desempenho e sua saúde.