Outubro rosa câncer de mama

O Outubro Rosa é uma campanha internacional de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama.
Outubro rosa câncer de mama

O Outubro Rosa é uma campanha internacional de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama. A iniciativa estadunidense se espalhou pelo mundo e é, atualmente, um marco anual importante de conscientização, prevenção do câncer de mama, autocuidado e atenção à saúde da mulher. 

O que é a campanha do Outubro Rosa?

Outubro Rosa é uma campanha anual promovida mundialmente para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção da saúde da mulher, focada sobretudo na prevenção do câncer de mama. 

Qual a história do Outubro Rosa?

O outubro rosa foi uma iniciativa que começou nos Estados Unidos na década de 1990. O país, que já contava com diversas ações para a prevenção do câncer de mama, acabou unificando essas ações na promoção em um único mês da prevenção do câncer de mama. A distribuição de laços cor de rosa na ação tornou-se simbólica e tradicional do combate a este tipo de câncer. Várias instituições e empresas aderiram à ideia, o que internacionalizou a ação.

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama poderiam ter sido identificados em uma fase mais branda, além de ser uma doença que atinge um número enorme de mulheres todos os anos. Por isso, sua campanha é intensa. No Brasil, os primeiros casos do uso do laço e da ideia do outubro rosa data de 2002, com campanhas de instituições que incentivaram e conscientizaram mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama, com estilos de vida saudáveis, autoexame e mamografia periódicos. 

Qual é a importância da campanha Outubro Rosa?

Qual é a importância da campanha Outubro Rosa

A campanha do outubro rosa é fundamental para manter a atenção à saúde da mulher pois, apesar da alta taxa de mortalidade por câncer de mama, ao ser identificado precocemente essa doença tem 95% de chance de cura. O câncer de mama ainda causa muitas vítimas anualmente no mundo inteiro, por isso a prevenção é fundamental. 

A mamografia é a principal forma de identificar a doença. Por isso, campanhas anuais são feitas para que as mulheres possam fazer esse exame gratuitamente ou a valores muito baixos. 

Qual o dia do combate ao câncer de mama?

Dia 19 de outubro é o dia mundial do combate ao câncer de mama. Esses marcos são fundamentais para lembrar as mulheres de exames, hábitos saudáveis e atenção e cuidado a sua saúde. 

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que atinge o tecido mamário. Ele ocorre a partir de uma alteração de trechos das moléculas de DNA, multiplicando células anormais que geram o cisto que pode ser identificado na mamografia. 

A pandemia da covid-19 acabou causando uma queda drástica na quantidade de exames feitos, o que é preocupante devido à importância da identificação precoce desse tipo de câncer. 

A origem do câncer de mama

A multiplicação rápida das células anormais no tecido mamário são a origem do câncer de mama. São mais de dois milhões de novos casos da doença por ano no mundo todo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Boa parte dos fatores de risco de mortalidade estão relacionados à falta de acesso à saúde no mundo todo. Além disso, cerca de 80% dos casos ocorrem em mulheres com mais de 50 anos de idade. 

O que pode causar o câncer de mama?

O câncer de mama é causado pela alteração de trechos das moléculas de DNA, multiplicando células anormais Fatores genéticos, ambientais, comportamentais, reprodutivos e hormonais também influenciam na ocorrência deste tipo de tumor. O uso de medicamentos de reposição hormonal e de anticoncepcionais, por exemplo, deve ser acompanhado por um médico para entender-se se há riscos em seu uso (com acompanhamento de diversos fatores, como histórico familiar, por exemplo).

Tipos do câncer de mama

Tipos do câncer de mama

Há diversos tipos de câncer de mama, sendo que a maioria apresenta bom prognóstico ao serem identificados precocemente e devidamente tratados. Os principais tipos estão listados abaixo. 

Carcinoma ductal in situ (ou não invasivo)

São revestimentos com células anormais no ducto mamário, sendo células cancerígenas que não se disseminaram através das paredes dos ductos. Representam cerca de 20% dos casos diagnosticados e quase todos os casos são curados nesta fase. 

Carcinoma ductal invasivo

Representa a maioria dos casos de câncer de mama (cerca de 80%), e são casos em que a parede do ducto mamário é rompido e as células anormais se multiplicam no do tecido adiposo mamário. A prevenção é fundamental, pois este tipo de câncer pode se disseminar pelo corpo através do sistema linfático e da circulação sanguínea.

Carcinoma lobular in situ (ou não invasivo)

É um tipo mais raro de câncer, geralmente ocorrendo em mulheres mais velhas. Originário nos lóbulos da mama (glândulas que produzem leite), este tipo de câncer não rompe as paredes de tecidos adjacentes, mas pode ser multifocal (haver vários focos dentro da mesma mama).

Carcinoma lobular invasivo

Também pode atingir outros tecidos e é o segundo tipo de câncer de mama mais frequente. Suas células apresentam receptores de estrogênio e progesterona, mas não expressam a proteína HER2.

Doença de Paget

Tipo raro de câncer de mama, a doença de Paget começa nos dutos mamários e se dissemina para a pele do mamilo e para a aréola.

Câncer de mama inflamatório

Também mais raro, causa o bloqueio de veias sanguíneas na pele que cobre os seios, deixando-o avermelhado e inchado.

A importância da mamografia

A mamografia periódica é fundamental para identificar os diferentes tipos de câncer. A informação e a conscientização promovida no Outubro Rosa deve ser um ponto de lembrete para os exames periódicos, que permitem a identificação precoce desta doença e reduz drasticamente as chances de mortalidade.

Confira também nosso artigo: Qual a idade ideal para engravidar

Conclusão

O Outubro Rosa é uma campanha muito importante para a promoção da saúde da mulher. Essa campanha permite a conscientização sobre o autocuidado e sobre a prevenção do câncer de mama. Não se esqueça: o autoexame e o a manutenção de cuidados como o exame periódico fundamental para a sua saúde.