OUTUBRO ROSA, O ALERTA MUNDIAL CONTRA O CÂNCER

Resultado de imagem para outubro rosaOutubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização e alerta na luta contra o câncer de mama, teve início nos Estados Unidos em meados dos anos 90, quando foi organizada a Corrida Pela Cura, no qual, foram distribuídos os laços rosas tornando-se símbolo da campanha.

No período da campanha, os monumentos conhecidos mundialmente são iluminados com a cor rosa, como o Torre Eiffel em Paris, o Coliseu em Roma e a Torre de Pisa na Itália. No Brasil o Parque Ibirapuera em São Paulo, existe uma roda gigante rosa com a finalidade de chamar atenção para a campanha, além disso, conta com tendas onde possuem médicos para tirarem dúvidas e são exibidos vídeos explicativos sobre o câncer de mama. Em 2002, iniciou-se a campanha no Brasil, após um grupo de mulheres se reunirem com o apoio de algumas empresas, e iluminarem com a cor rosa o Obelisco do Parque Ibirapuera.

Como podemos ver, o Outubro Rosa é uma campanha fundamental para a prevenção do câncer de mama, mesmo sendo uma doença grave, quando diagnosticada no início, é mais fácil seu tratamento e cura. O diagnóstico precoce é a principal arma contra a doença que atinge mulheres no mundo todo, sendo a mamografia o principal exame que detecta a doença, devendo ser realizada ao menos uma vez por ano pelas mulheres acima de 40 anos.

Prevenção é tudo!

O câncer de mama é uma doença silenciosa e não apresenta sintomas no início, por esse motivo, é importante a prevenção através do exame de mamografia para mulheres acima de 40 anos, ao menos uma vez por ano. Outra forma de prevenção, é o autoexame das mamas. No autoexame você deve observar se existem caroços, áreas de abaulamentos, retrações de pele, manchas e saída de líquidos sanguinolentos.

Passos para o autoexame

1-2-3
1- Na frente de um espelho com os braços ao longo do corpo: Observe as suas mamas e procure por caroços depressões, formas anormais, ou qualquer outra alteração. Repita o exame com os braços elevados acima da cabeça e com os braços na cintura.

123-2
2- Deitada de barriga para cima, coloque um travesseiro debaixo do seu ombro esquerdo, examine a mama com a mão direita, mantenha os dedos esticados em cima do seu peito e pressione firmemente de modo delicado, médio e forte em movimentos circulares grandes e pequenos. Em seguida coloque o travesseiro no ombro direito e repita todos os passos na mama direita.

123-3
3- No banho verifique se existem caroços ou qualquer tipo de endurecimento em suas mamas e axilas, com as mãos ensaboadas se torna mais fácil o deslizamento sobre a pele molhada. Examine as mamas da mesma forma que na posição deitada.

Direitos Sociais das pessoas acometidas pelo Câncer

Você sabia que as pessoas acometidas por essa doença tem vários direitos especiais? Poucas pessoas sabem que podem usufruir de vários benefícios sociais quando têm câncer. Vamos conhecer esses direitos que poucas pessoas conhecem e fazem valer:

1-  Saque do FGTS: O trabalhador que tiver neoplasia maligna (câncer) na fase sintomática da doença ou que tenha dependente portador
desta doença pode fazer o saque do FGTS.

2-Saque do Pis/Pasep: O Pis pode ser retirado na caixa econômica Federal e o Pasep no Banco do Brasil pelo trabalhador cadastrado antes de 1988 que tiver câncer na fase sintomática da doença ou que possuir dependente portador de câncer.

3-Auxílio Doença: O portador de câncer  tem direito a este benefício, independente do pagamento de 12 contribuições, desde que esteja na qualidade de segurado. A incapacidade para o trabalho deverá ser comprovado por perícia médica do INSS.

Resultado de imagem para Direitos Sociais das pessoas acometidas pelo Câncer4-Aposentadoria por invalidez: O portador desta doença tem direito ao benefício, independente do pagamento de 12 contribuições, estando na qualidade de segurado e a incapacidade para o trabalho seja considerada definitiva pela perícia médica do INSS. E este benefício poderá ter um acréscimo de 25% se o segurado necessitar de assistência permanente de outra pessoa.

5-Amparo Assistencial ou Benefício de prestação continuada: É um benefício ao idoso com 65 anos ou mais de um salário mínimo mensal nos casos em que o requerente não estiver vinculado nenhum regime de previdência social ou receber qualquer outro benefício.

6-TFD: Tratamento fora do domicílio no SUS.(Sistema único de saúde): O TFD, pode envolver a garantia de transporte para tratamento e hospedagem, quando o tratamento é indicado fora do domicílio e compreende o pagamento de despesas para acompanhante quando autorizado.

7-Bilhete Único Especial: Nem todo o paciente com câncer tem direito a este benefício segundo a SP Transporte, tem direito aqueles em vigência de quimioterapia, radioterapia, ou cobaltoterapia comprovado por relatório médico, disponível no site:  www.sptrans.com.br/deficiente.  

8-RIOCard: Cartão eletrônico assegurado pelos municípios que oferece gratuidade no transporte rodoviário, para pacientes com doença crônica e câncer. Nos Centros de Referência para Assistência Social (CRAS) dos municípios você pode ter as informações para fazer o cadastramento.

9-Isenção do Imposto de Renda na Aposentadoria: Para solicitar o benefício, a pessoa deve procurar o órgão pagador de sua aposentadoria.

10-Quitação do financiamento da casa própria: Pessoa com invalidez total e permanente, causada por acidente ou doença, tem direito à quitação desde que exista esta cláusula no seu contrato e a doença ter sido adquirida depois da assinatura do contrato.

11-Isenção de IPI em compra de veículos adaptados: Pacientes com câncer é isento deste imposto quando apresenta deficiência física nos membros inferiores ou superiores que o impeça de dirigir um carro normal. Para mais informações visite o site: www.receita.gov.br ou pelo link.

12-Isenção de ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias): É um imposto sobre as prestações de serviços e circulação de mercadoriasResultado de imagem para IPVA E IPTU e cada Estado tem sua lei própria.

13-Isenção de IPVA (Imposto de propriedade de veículos automotores), para carros adaptados: Cada Estado tem sua lei própria: Os estados que possuem a regulamentação são Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

14-Isenção de IPTU (Imposto territorial urbano): Alguns municípios têm a isenção para pessoas com doenças crônicas, segundo critérios estabelecidos por cada Prefeitura. Você deve se informar na Prefeitura do seu Estado.

15-Um dos direitos mais importantes é a lei 12.802, que estabelece o direito da reconstrução da mama imediatamente após a mastectomia (retirada das mamas devido ao câncer), pelo SUS.

Como você pode ver são inúmeros os direitos que uma pessoa com câncer pode usufruir e muitas vezes não tem conhecimento desses direitos por falta de informação adequada.

Atualmente segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), 8,2 milhões de pessoas morrem no mundo de câncer, no Brasil se registraram 189.454 mortes em 2013 e em 2016 se estima a ocorrência de mais de 596 mil casos em nosso País.

O Brasil possui uma grande quantidade de Hospitais considerados referência no Tratamento do câncer, vou citar os principais em São Paulo, mas existem muitos outros além destes citados:

Resultado de imagem para hospitalHospital Albert Einstein São Paulo, SP

Hospital Sírio-Libanês São Paulo, SP

Hospital do Câncer A.C. Camargo – Fundação Antonio Prudente São Paulo, SP

Hospital de Clínicas de São Paulo – USP São Paulo – SP

IBCC- Instituto Brasileiro de Controle do Câncer – São Paulo-SP.

A prevenção vai ser sempre a melhor forma de lutar contra esta doença, se conscientize e previna-se através dos diversos meios que existem e não deixe de fazer a sua visita regular ao ginecologista e estar atenta sempre a qualquer mudança anormal no seu corpo.

 Por, Fátima Mendes

Referências:

http://www.saudevipsp.com.br/single-post/2016/10/07/Outubro-Rosa—C%C3%A2ncer-de-Mama

http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/46893-outubro-rosa-pelo-mundo#foto-642738

http://conexaoplaneta.com.br/blog/outubro-rosa-mes-de-alerta-sobre-o-cancer-de-mama/

http://dicasdesaude.blog.br/o-que-e-outubro-rosa-saiba-tudo-sobre-a-campanha-contra-o-cancer

http://radiologia.blog.br/diagnostico-por-imagem/outubro-rosa-conheca-fatos-da-historia-da-campanha

http://www.vix.com/pt/bdm/saude/como-fazer-mamografia-pelo-sus-descubra-quem-tem-direito-ao-exame-gratuito

http://www.sbmastologia.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=915:portaria-restringe-acesso-a-mamografia&catid=79&Itemid=574

http://www.mulherconsciente.com.br/cancer-de-mama/direitos-do-paciente/

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/orientacoes/site/home/direitos_sociais_cancer