Petróleo no Brasil: O que está acontecendo?

Desde o início de setembro, a costa do Nordeste do brasileiro tem enfrentado uma devastação em suas águas, devido às imensas manchas de petróleo que apareceram. Locais como Praia do Forte (BA), Barra de São Miguel (AL) e Boa Viagem (PE), foram algumas das regiões atingidas. Alguns testes moleculares feitos pela Petrobras confirmaram que a substância vem da Venezuela, mas o país nega a acusação, aproximadamente 30 amostras apontaram que o óleo cru foi misturado com uma outra substância refinada.

Existe outra teoria de que o vazamento poderia estar ligado a grandes multinacionais, já que desde 2018, 75% do pré-sal brasileiro foi leiloado, contudo, mesmo com os estudos, ainda não está confirmada a real origem deste vazamento. Além disso, por conta da retirada de incentivos à pesquisa e as entidades ambientais a probabilidade de ficarmos sem respostas é muito grande, e como se já não bastasse tudo isso, ainda temos um enorme problema ambiental.

Qual o impacto ambiental do vazamento de petróleo?

O vazamento de petróleo causou a morte de pelo menos 25 animais marinhos, como tartarugas e aves. Além disso, boa parte da fauna local acabou não resistindo, é importante lembrar que essa contaminação irá atingir toda a cadeia alimentar, incluindo nós, os humanos. Ademais de tudo isso, ainda há uma extensa mancha de óleo, que de acordo com o Ibama, atinge 150 praias e 60 cidades do litoral nordestino.

Este desastre ambiental está sendo considerado o maior de toda a história do Brasil e não é para menos, todos estes fatos vão além de uma violência contra os animais e a natureza, já que se trata de uma questão de descaso com o meio ambiente. Graças a este presente de mau gosto, o Nordeste adquiriu o título de 8ª região mais poluída pelo óleo; a ganância do homem por dinheiro e poder está destruindo nossa casa comum, e resultando cada vez mais em desigualdade e incerteza. Além desse incidente ambiental com o petróleo, também presenciamos recentemente as queimadas na amazônia.

Resultado de imagem para petroleo 4k

O petróleo e seu uso mundial

Muito se fala, mas pouco se sabe sobre a substância, que é um combustível fóssil, de textura oleosa, inflamável e inferior a água. É muito precioso e valorizado, o petróleo é usado como fonte de energia para motores a combustão movidos a gasolina ou óleo diesel. O que muita gente não sabe é que ele também está presente na maquiagem, meia-calça, gás de cozinha, giz de cera, asfalto, aspirina e até no chiclete.E justamente por ser um recurso natural valioso, passou por grandes explorações e até guerras entre este século e o anterior, como:

– Invasão do Iraque (2003);
– Guerra do Golfo (1990);
– Golpe de Estado no Irã (1953);
– Síria e Iraque (2011 – presente);

O uso do petróleo foi uma das maiores descobertas da humanidade e embora tenha ajudado a economia, foi o causador de diversos conflitos, a substância em si não provoca nenhum mal, mas quem a controla sim e esta é a causa dos problemas da atualidade.

Como retirar a mancha de petróleo do mar?

Embora a contaminação do ecossistema marinho causado pelo petróleo demore anos para se dissipar, retirar as manchas massivas do óleo do mar pode ser mais fácil. Em 2013, um acidente com petróleo na costa da Tailândia acabou tendo repercussão por conta do método escolhido com cabelo humano, para retirar a substância do mar.

Pesquisadores formaram grandes “cordas” trançadas com cabelo e prenderam em uma linha que boiava contra a corrente e segurava a camada da superfície.Sim, o cabelo humano absorve o óleo e impede que os animais que nadam pela superfície ou que emergem para buscar ar se prendam na espessa camada gordurosa.Resta ao poder público maior rigor ao cuidar do meio ambiente, e a nós consciência para diminuirmos o impacto que deixamos por onde passamos.

Gabriela da Silva