Pilates

Pilates - Post
Hoje fiz uma entrevista com a professora de pilates Fernanda Fortini. Ela esclarece algumas dúvidas recorrentes de quem conhece ou até desconhece essa arte. Espero que gostem.
No que consiste as práticas do pilates? Como ele surgiu? Qual é a sua história?
Pilates consiste em uma prática de exercício físico cuja sua característica principal é o trabalho resistido e o alongamento, que realizados em conjunto com a respiração e respeitando os seguintes princípios: precisão e controle, centralização, fluidez e concentração.
Denominado antes como Contrologia, surgiu a partir da necessidade do próprio criador do método Joseph Hubertus Pilates vencer as patologias que o assombrava desde infância, tais como asma, bronquite febre reumática e raquitismo. Tornou se forte e aos 14 anos postava para pôsteres de anatomia.
Em 1914 ele foi exilado em campo de concentração durante a I Guerra Mundial trabalhando em um hospital com exilados e mutilados. Lá foi onde ele começou a aplicar sua técnica adaptando com os mobiliários da época. Sua técnica foi reconhecida inicialmente em 1918, após uma epidemia de influenza, que matou milhares de pessoas, mas por acaso ou não, seus pacientes e combatentes praticantes de seu método não sucumbiram a doença. Alguns anos depois voltou para Alemanha, permanecendo por pouco tempo depois migrando para os EUA, onde abriu seu primeiro estúdio, publicou dois livros e teve seu método reconhecido.
Teve uma vida saudável e faleceu aos 87 anos, vítima de um incêndio em seu estúdio na tentativa de salvar seus equipamentos. Porém em uma visita ao Brasil Lolita San Miguel (ex aluna de Joseph, uma das duas pessoas em todo mundo a ser certificada pessoalmente por Joseph.) declarou que Joe faleceu vítima de problemas respiratórios causados por uso excessivo de tabaco.
Após sua morte, sua esposa Clara passa o comando para dois alunos de confiança de Joseph, Ron Fletcher e Romana Kryzanowsha aí sim o método passa a ser chamar Pilates em homenagem ao criador e ambos continuam com o trabalho.
Qual é a diferença do pilates e da fisioterapia comum? E o pilates para portadores de deficiência?
O Pilates tem como recurso os aparelhos ( Cadillac, Reformer, Ladder Barrel, Step Chair, bolas e acessórios. A fisioterapia convencional usa de outros recursos, tais como, mecânico, elétricos e térmicos entre outros.
Quais são seus principais exercícios? Os resultados são bons? São de pequeno, médio ou longo prazo?
O pilates tem uma gama imensa de exercícios que resultam em aulas dinâmicas nada monótonas, seus resultados são em curto prazo, tudo depende do objetivo do aluno.
O que se faz para se tornar um profissional de pilates?
Profissionais fisioterapeutas, educadores físicos e terapeutas ocupacionais podem se especializar no método e ministrar aulas.

Quais faixas etárias praticam o pilates?

O pilates pode ser praticado por todos e em todos as idades desde que tenha a capacidade de seguir os princípios da técnica.
Acredito que tenham conhecido um pouquinho do pilates. Que tal praticá-lo seu corpo irá agradecer.

Até mais, Gigi