PIN UP, O RETRÔ ESTÁ NA MODA

Você já ouvir falar no termo Pin-ups e como surgiram?

Vou começar falando um pouco de uma época maravilhosa e inesquecível, que revolucionou e transformou os costumes de uma época influenciando o mundo todo até os dias de hoje.

Pin-up significa:
As penduradas é uma expressão Resultado de imagem para pin up wallpapervinda do verbo pendurar em inglês. O termo se refere inicialmente às gravuras de nudez feminina criadas principalmente pelo peruano Alberto Vargas, um pintor que em Nova York desenvolveu e aprofundou seu trabalho e logo em seguida em Hollywood trabalhou nos estúdios de cinema, fazendo retratos das estrelas de cinema como: Greta Garbo, Ava Gardner, Marylin Monroe, etc.

As Pin-Ups eram na maioria estrelas e atrizes de Hollywood pintadas em cenas do cotidiano com as pernas levantadas e bumbum empinado, saltos altos e maquiagem impecável sem faltar o batom vermelho e roupas sexys, que mostravam partes do corpo, cheio de curvas. Era a mulher sexy sem ser vulgar.

Vargas publicou suas pinturas conhecidas como as “Varga Grils” na revista Esquire Magazine onde fez enorme sucesso principalmente entre os soldados americanos que lutavam na Segunda Guerra Mundial. Suas gravuras eram encontradas em todos os lugares nos armários dos soldados e tatuagens e em teatros na Europa e em produtos como a coca-cola. O sucesso foi tanto que os soldados saudosos de casa pediam mais. Vargas Também trabalhou para a famosa revista PlayBoy.

As Pin-Ups influenciaram uma época, onde as mulheres as invejavam e queriam ser como elas e os homens a viam como a mulher ideal: Sexys, bem humoradas e simpáticas. E atualmente a figura das Pins-Ups, tem influenciado o mundo todo, através da maquiagem, cabelos e seu estilo de se vestir vintage e retrô.

Resultado de imagem para pin up wallpaperComo os homens deixaram suas famílias para lutar na Segunda guerra mundial, a única força de mão de obra disponível eram as mulheres que deixaram seus lares para trabalhar nas fábricas, principalmente produzindo o armamento que era necessário na guerra. As mulheres mais pobres já trabalhavam, mas as de classe alta e média nesta época com a ausência total da mão de obra masculina iniciaram também a trabalhar e assim a vivenciar um mundo novo de liberdade econômica. Em alguns países da Europa a produção da maquiagem foi reduzida, devido ao racionamento de guerra e inicio dos anos 40 a produção de cosméticos foi congelada, mas os cosméticos e maquiagem foram logo depois considerados como itens importantes para a guerra, porque o glamour das mulheres levantava a autoestima dos soldados. E as grandes marcas de cosméticos como: Elizabeth Arden, Du Barry, Max Factor, Maybelline, etc. continuaram sua produção.

Desta época, anos 40 e 50 temos hoje itens que continuaram a ser moda, como cabelo e maquiagem inspirados nas Pin-Ups.

Algumas famosas atuais que adotaram o estilo Pin-Ups são: Katy Perry, Christina Aguilera, Heidi Van Horne (modelo), entre outras.

Como é o estilo da maquiagem e cabelos Pin-Up?Resultado de imagem para maquiagem e cabelos Pin-Up

Maquiagem: Marcante, impecável e feminina: Com batons nos tons de vermelhos, alaranjados e rosas sempre intensos. Os olhos são bem delineados com lápis ou delineador pretos (olho gatinho), máscara preta ou cílios postiços, sombras claras. Para o rosto Blusch vermelho ou rosa intensos completam o look.

Cabelos: Pedem sempre acessórios para cabeça como tiaras, flores, laços, lenços, bandanas etc. O cabelo é quase sempre usado em coques e com topetes volumosos e franjas curtas ou cacheados. Um acessório indispensável é o gel ou fixador para garantir o visual impecável. Um exemplo é o penteado Roll Victory, o nome se refere a um movimento em espiral que o avião abatido fazia.

O estilo Pin-Up é tão atual que até hoje existem eventos importantes para lembrar sempre dessa época de auge das divas, como na Itália na cidade Senigallia, onde acontece um importante festival todos os anos que festeja os anos 50, através da música, dança, moda e as Pin-Ups, é o Summer Jamboree (http://www.summerjamboree.com), conhecido pelos fãs desta época de ouro.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre este estilo glamoroso, é só aderir e se transformar numa verdadeira Pin-Up.

Ate mais,

Por Fátima Mendes

 Referências:

http://www .minhamakeglamour.com/news/historia-da-maquiagem-anos-50/
http://lounge.obviousmag.org/letras_pulsantes/2013/08/a-forca-e-feminilidade-das-pin-ups-ao-longo-da-historia.html
http://obviousmag.org/de_dentro_pra_fora/2015/03/a-historia-das-pin-ups-da-sensualidade-a-inocencia.html
http://www.vargaspinupart.com/albertovargashistory