Por quanto tempo o Novo Coronavírus pode sobreviver fora do corpo humano?

Um estudo recente do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), da Universidade da Califórnia, de Los Angles e de Princenton chegou à conclusão de que o Novo Coronavírus é bastante resistente e mesmo fora do corpo humano e pode sobreviver por horas e até dias em algumas superfícies.
No estudo foi possível descobrir que o vírus pode permanecer em uma nuvem de poeira de 40 minutos até 2 horas e 30. Também foram avaliados o papelão e o cobre, mas as substâncias mais “favoráveis” para o vírus, ou seja, onde ele permaneceu ativo por mais tempo foram
Dentre as superfícies estudadas, se sobressaíram o aço e o plástico e o aço inoxidável que são dois materiais muito presentes no dia-a-dia da população. Em ambos os materiais, o estudo mostrou que o vírus permanece ativo por até 3 dias!!!
Sendo assim, vale a pena reforçar os cuidados porque grande parte das pessoas tem uma pia de inox em casa. A pia e seus acessórios (esponja e o famoso paninho de pia) já são historicamente grandes “reservatórios” de bactérias na cozinha, desta forma, caprichar na limpeza após a lavagem da louça é um bom caminho. Água sanitária é uma boa dica. Você pode diluir uma tampinha em 1 litro de água e utilizar para a higienização final de sua pia.
O outro material “favorável” para o vírus é o plástico, e este pode ser um cavalo de tróia da modernidade. Muito tem se falado em se lavar e higienizar tudo o que se traz do supermercado antes de armazenar em casa, porém, o que você costuma fazer com aquela sacolinha que agora você tem que comprar no supermercado?
Normalmente você guarda para colocar lixo depois, correto?
Mas se o vírus resiste por até 3 dias na superfície de plástico, pode ser que você esteja “guardando o vírus em casa para mais tarde”. Amanhã, sem perceber, você lava a mão, pega na sacolinha para recolher o lixo e, neste momento, toca o seu telefone. Você deixa a sacolinha, atende a chamada, leva a mão inconsciente ao rosto, afinal tinha acabado de higienizar, e pode estar se auto contaminando neste exato momento!!
Não tinha pensado nisso, né?
Pois é, todo cuidado é pouco.
Da próxima vez que for ao supermercado, leve sua sacola retornável e, se trouxer sacolas plásticas para casa, é preferível descartá-las no seu lixo reciclável.