PRÊMIO NOBEL – SAIBA QUEM FOI PREMIADO

O primeiro prêmio Nobel foi concedido em 1901. Alfred Nobel foi um grande químico sueco. Ele inventou a dinamite e a borracha sintética. Foi através de um testamento deixado por ele que se deu origem a premiação. Sua criação tinha como objetivo dar visibilidade as pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da sociedade em diferentes áreas: Química, Física, Medicina, Literatura e a Paz Mundial. Posteriormente viria a aparecer o chamado Prêmio Nobel de Ciências Econômicas.

Resultado de imagem para premio nobel

A honraria é entregue em dois países europeus Suécia e Noruega em suas capitais, Estocolmo e Oslo. O prêmio Nobel já foi dado 817 vezes para indivíduos e 23 organizações. São poucos os que conseguiram ganhar mais de uma vez, no total foram 813 pessoas e 20 entidades. O Brasil nunca levou o prêmio, somente Carlos Chagas foi indicado em 1921. Os ganhadores de cada categoria levam um valor de 940.000 euros ou 1.1 milhão de dólares.

Abaixo você confere os premiados no ano de 2019 e suas contribuições:

QUÍMICA

PREMIADOS:  o americano John B. Goodenough, o britânico-americano M. Stanley Whittingham e o japonês Akira Yoshino. 

CONTRIBUIÇÃO: bateria de íons de lítio.

FÍSICA

PREMIADOS: James Peebles, Michel Mayor e Didier Queloz

CONTRIBUIÇÃO: James Peebles descobriu um de tipo de radiação que posteriormente foi ratificada. Os outros dois premiados foram: Michel Mayor e Didier Queloz, que descobriram primeiro planeta fora do sistema solar.

MEDICINA

PREMIADOS: William G. Kaelin Jr., Peter J. Ratcliffe e Gregg L. Semenza

CONTRIBUIÇÃO: descobriram como a quantidade de oxigênio disponível que influência o metabolismo das células.

LITERATURA

PREMIADOS: Olga Tokarczuk e Peter Handke

CONTRIBUIÇÃO: tem uma imaginação narrativa, que com paixão enciclopédica, representa o cruzamento de vida. Segundo premiado: Fez um trabalho influente que, com engenhosidade linguística, explorou a periferia e a especificidade da experiência humana.

NOBEL DA PAZ

PREMIADO: Abiy Ahmed Ali
CONTRIBUIÇÃO: resolveu o conflito entre a Eritréia e a Etiópia que durava mais de 20 anos.

Até mais,

Gabriel Ábalos