QUAL A DIFERENÇA DO LIXO SECO E LIXO ORGÂNICO?

00021 1 1284386611
Muitas pessoas às vezes por desconhecimento ou falta de interesse não sabem a diferença entre o lixo seco e o lixo orgânico. Essa distinção é importante ser feita já que os resíduos produzidos por cada tipo de matéria descartada são diferentes. Desta forma, o descarte e a manipulação desses dois tipos de lixo também diferem um do outro. Enquanto o seco (composto de todo material que pode ser reciclado, como por exemplo, papel, metal e alumínio), deve ser encaminhado para locais onde possa ser devidamente reaproveitado (existem postos de coleta desse tipo de lixo, para citar um, é possível fazer o recolhimento nas lojas do Pão de Açúcar), o orgânico deve ser depositado em locais apropriados para a sua decomposição. Usinas de compostagem são indicadas e ele também pode ser usado para produção de energia elétrica, através do processo de bio gasificação.

Descartado da forma incorreta (em ruas e rios, por exemplo), o lixo orgânico pode exalar um odorrio degradado forte e facilitar a ocorrência de enchentes. Também atrai animais como ratos, causadores de doenças perigosas.

No caso do lixo seco, metais podem ser tóxicos e prejudiciais ao meio ambiente. Além disso outros materiais não se decompõem fazendo mal ao solo e sujando locais públicos.

Portanto é importante exercer a cidadania e fazer sua parte. Tente alertar o maior número de pessoas possível, assim se colaborará com o ambiente salutar para todos.

E para vocês que não sabem o horário de funcionamento do recolhimento do Lixo seco, os horários variam de acordo com a cidade, mas a maioria dos horários definidos são na parte da manhã entre 08h00 as 14h00.

A Feitiços Aromáticos, apoia essa iniciativa.

Até mais, Gabriel Ábalos