Saiba o que é masculinidade tóxica

A masculinidade tóxica é um comportamento que enaltece tudo o que é másculo e rechaça qualquer atitude ou conduta tida como feminina. Mas engana-se quem pensa que a masculinidade tóxica seja uma atitude exclusivamente masculina, muitas mulheres acabam cedendo a esses padrões de culto ao machismo, até mesmo sem perceber, por se tratar de uma convenção social. Por isso, preparamos este texto para demonstrar os sinais da masculinidade tóxica e te ajudar a perceber se o homem que está se relacionando é uma pessoa tóxica.

Resultado de imagem para machismo

Como reconhecer um homem tóxico?

Os primeiros sinais sempre são os mais difíceis de perceber, porque geralmente costumam ser sutis e disfarçados de cuidado, preocupação e o famoso “medo de te perder”. Então preste atenção nas dicas a seguir e saiba quando é a hora de cair fora!

1.  Comentários machistas

Se o crush começar, logo nos primeiros encontros, a fazer comentários machistas ou dizer coisas que te incomodam, fique atenta! Isso não quer dizer que por causa de um comentário isolado seja realmente um macho tóxico, mas deixe isso servir como um aviso dos astros para você ficar alerta aos próximos passos. Machos tóxicos não conseguem se controlar por muito tempo!

Resultado de imagem para machismo

2.  Conhecendo seus amigos

É muito comum que homens tóxicos se sintam ameaçados pelas suas amizades. Na maioria das vezes, isso ocorre pela insegurança e medo de que um dos seus amigos possam te alertar de situações duvidosas. Além disso, a intenção dele é ser a única pessoa com que você se relaciona, ele não dá espaços para amizades, construindo uma relação de dependência e não permitindo que você perceba a situação.

3.  Inversão de culpa

Se em uma discussão o homem começar a colocar a culpa de alguma atitude dele em você e no final das contas acabar se sentindo culpada sem razão nenhuma, tenha muito cuidado. A masculinidade tóxica cria nos homens uma capacidade de manipulação e persuasão muito grande. Eles conseguem contornar diversas situações para que a mulher se sinta culpada por ações que são deles.

Por exemplo, em uma discussão, ele assume o papel de vítima, se diz injustiçado, que você não o valoriza, que te dá tanto amor e você o trata assim, blá, blá, blá… com isso, muda totalmente de assunto e faz com que você se sinta culpada por ser tão ruim com uma pessoa tão boa…

Cuidado! Esta pode ser uma grande armadilha!

4.  Implicar com o seu trabalho

Se seu namorado ou marido implica com o seu trabalho, o motivo poda ser que ele não quer sua independência financeira, tornando a mulher sempre dependente em tudo que faça ou em tudo o que gasta. Fique muito alerta sobre comentários disfarçados de cuidado. Tudo que vem em excesso não é bom. Pode ser que ele esteja apenas tentando te manter sob controle!

5.  Não demonstrar carinho

Outro problema da masculinidade tóxica é a dificuldade que ela gera nos homens em demonstrar carinho. Por exemplo, um homem que demonstra carinho e amor pela família, amigos e namorada é tido como “fraco”.

No entanto, quando o homem trata as pessoas mal, é grosseiro com a mãe e trata a namorada com desprezo é bem-visto. Então eles sempre procuram fazer comentários machistas em relação aos relacionamentos. É comum inclusive que esses comentários sejam algo que faça parecer que eles são vítimas das mulheres e que namorar é algo péssimo, similar a uma prisão.

6.  Culto à violência

Homens que cultuam a violência, seja contra outras pessoas, direta ou indiretamente, tendem a exibir outros traços de masculinidade tóxica. Isso porque a violência, a agressão e tensão que elas causam é como um combustível que alimenta o desejo de fazer o mesmo. Então, se você conhece um homem que apresenta esses sinais, seja seu amigo, familiar ou até mesmo o crush, fique atenta.

Mas como se livrar da masculinidade tóxica?

A melhor forma de eliminar a masculinidade tóxica, é ficar atenta aos sinais e não deixar que ela se instale em sua vida. Mas, se você já vive um relacionamento tóxico, talvez precise de ajuda para se desvencilhar dele. Conversar com a família e com seus amigos, pode ser um bom começo. Você precisa de apoio de pessoas que realmente se importa com você!

Lembre-se, o macho tóxico pode ser ardiloso, e fazer você sentir que é culpada e responsável por tudo de ruim que acontece no relacionamento, mas ao mesmo tempo, faz você se sentir dependente e sem coragem de sair dele.

Lembre-se, o que vier depois de você dizer não, torna-se assédio e violência contra a mulher e, quase sempre começa com a agressão verbal. Fique atenta e denuncie! O telefone para denunciar Violência contra a Mulher é 180. Neste número você pode obter orientação e ajuda.

Outro recadinho é: Em briga de Marido e Mulher se mete a colher sim! Se você conhece algum caso de violência contra a mulher, denuncie!

Como mulher bem informada, também é importante conversar com seus filhos, sobrinhos e netos desde crianças e ensinar a importância de lidar com as emoções. As crianças absorvem tudo ao seu redor, seja positivo ou negativo, por isso, é importante investir em informação de qualidade, logo cedo, para que as crianças cresçam aprendendo a dividir tarefas e a respeitar o (a) parceiro (a), sem criar dependência. Só assim é possível transformar a sociedade e se libertar das amarras da masculinidade tóxica.