Saiba sobre a diferença entre menstruação e sangramento vaginal (Possivelmente grávida)

Muitas vezes os sintomas de uma gravidez podem se confundir com sintomas de uma pré-menstruação, já que os sintomas são muito parecidos e algumas mulheres chegam a ter um pequeno sangramento logo nos primeiros dias de gravidez, então é preciso estar atenta para não confundir essas duas situações distintas.

Vamos diferenciar alguns pontos para clarear melhor as duas situações.

A mulher quando está grávida não menstrua, mas pode ter algum pequeno sangramento vaginal, mas que se diferencia da menstruação como no tempo de sangramento, é só observar bem se alguma coisa mudou em relação a sua menstruação, como por exemplo a cor do sangramento que no caso de uma gravidez costuma ser vermelho vivo e na menstruação é mais escuro.

Se deve observar também se esse sangramento vem na data esperada que é para vir, se tem o mesmo tempo de duração que você está habituada e volume.

Durante os primeiros 3 meses de gravidez algumas gestantes podem sofrer qualquer ocorrência de sangramento vaginal, podendo ter diversas causas como implantação do óvulo fecundado no útero, ameaça de aborto, feridas na vulva, gravidez ectópica, etc.
Resultado de imagem para menstruação e sangramento vaginal

A mulher conhecendo bem seu corpo irá conseguir diferenciar facilmente  os sintomas de uma gravidez de uma menstruação já que os sintomas podem às vezes se confundir. Vamos conhecer alguns sintomas pré-menstruais similares ao de uma gravidez:

– cólicas.

-retenção de líquido.

-seios doloridos.

-mudanças de humor.

-náuseas.

-sonolência.

Uma dica é se você teve relações sexuais sem proteção e tem esses sintomas, nada melhor que tirar a dúvida fazendo um teste de gravidez, se não teve relações sexuais então poderá estar mais tranquila. Algumas vezes a menstruação pode atrasar devido à períodos de estresse ou alimentação inadequada, é importante cuidar da saúde e se precisar procure a ajuda do seu ginecologista para tirar suas dúvidas, nada melhor que o parecer de um profissional da saúde.

Fontes

PINHEIRO, Dr Pedro. É GRAVIDEZ OU MENSTRUAÇÃO?: Estou grávida ou vou menstruar?. 06.11.2018. 2018. Disponível em: <https:// www.mdsaude.com/ 2013/05/gravidez -menstruacao.html>.  Acesso em: 10 nov. 2018.