Sexonambulismo (Guia completo 2021)

Confira nesse artigo o que é Sexonambulismo. Veja também casos que envolveram o sexonambulismo e como funciona o tratamento dessa patologia.
Sexonambulismo

Já ouviu falar sobre Sexonambulismo ou Sexomnia? Descubra com a Feitiços Aromáticos tudo sobre Sexonambulismo e como lidar com o Sexo Durante o sono.

O Sexonambulismo é uma condição relativamente recente e rara que causa um grande impacto na vida de quem tem essa condição. Não se trata de um desejo sexual: essa é uma condição em que a pessoa não tem controle e sequer se lembra do que foi feito.

Já ouviu falar de pessoas que gostam de ser acordadas fazendo sexo? Esse pode ser um desejo sexual de alguns, mas não é o caso do Sexonambulismo, pois os sexonâmbulos não acordam nem têm lembrança ou controle durante os impulsos sexuais que têm dormindo.

O Sexonambulismo é uma das várias condições que envolvem sexo ou sono e que são difíceis de explicar. Essa rara condição expõe aqueles que a enfrentam a situações constrangedoras, podendo, inclusive, envolver questões legais. 

Isso porque o Sexonambulismo faz com que a pessoa busque sexo durante o sono profundo. Pode ser desde um toque mais erótico até a violação sexual. O problema é que a pessoa, estando em uma espécie de sonambulismo, não se lembra de nada do que faz durante esses episódios. Como, então, lidar com essa situação? Descubra aqui tudo sobre o Sexonambulismo.

O que é Sexonambulismo?

Sexonambulismo é uma condição rara, similar ao sonambulismo, em que a pessoa se envolve em atos sexuais enquanto dormem. Como a pessoa está em sono profundo, ela não se lembra da situação pela qual passou, podendo se envolver também em violações sexuais. 

Para quem sofra com essa condição, é necessário buscar ajuda, pois ela afeta as relações sexuais e afetivas de quem é acometido por esse mal, afetando sua qualidade de vida e a de seus próximos.

Quais os sintomas do Sexonambulismo?

O principal sintoma do sexonambulismo é que o indivíduo age sexualmente enquanto dorme. Geralmente, a pessoa só descobre ao acordar com um parceiro sem se lembrar de seus atos sexuais ou ao ser notado por alguém que dorme por perto. 

O Sexonambulismo faz com que a pessoa tenha atos sexuais ou se masturbe durante o sono. Por estar no momento de transição do sono superficial para o sono profundo, a pessoa não se lembra do ato. Isso porque, nesse momento do sono, o lobo frontal do cérebro, responsável pelos pensamentos, não está processando as memórias. Essa atividade sexual não é motivada por sonhos ou emoções, e a pessoa não está consciente de tais episódios. 

Sexonambulismo pode acontecer com mulheres e homens? 

Sim. Ambos os sexos podem sofrer com o Sexonambulismo. Entretanto, ele é mais comum em homens, sendo raro em mulheres. Os fatores que podem influenciar no desenvolvimento de tal desordem do sono são o estresse, o consumo excessivo de álcool, apneia, e outros fatores de higiene do sono.

Sexonambulismo é considerado uma patologia?

Sexonambulismo é considerado uma patologia?

Sim. Apesar de não haver estudos tão abrangentes e numerosos sobre o Sexonambulismo, esse mal é uma condição similar ao Sonambulismo. O Sexonambulismo faz parte de um grupo de patologias do sono conhecidas como parassonias. Ele é considerado mais grave do que o sonambulismo ou do que falar durante o sono, pois envolve atos sexuais. 

Não há, contudo, evidências concretas do que causa o sexonambulismo. Alguns estudos indicam que ele pode está associado a outras doenças do sono, como apneia. Além disso, estresse, horários irregulares de sono, noites sem dormir também são fatores que podem influenciar no desenvolvimento de sexonambulismo.

Como funciona o Diagnóstico?

Depois de identificada a suspeita, é importante buscar um neurologista ou psiquiatra para fazer os exames adequados. Desde uma polissonografia do sono assistida até exames neurológicos e psiquiátricos são úteis para um diagnóstico mais assertivo.  Após feito o diagnóstico, o profissional responsável vai direcionar o paciente para o tratamento mais adequado. É muito importante que quem tenha suspeita de sexonambulismo procure um profissional para evitar o agravamento da situação.

Existe cura para o Sexonambulismo?

Sexonambulismo existe cura?

Não existe cura específica para o Sexonambulismo, mesmo porque os estudos são escassos. Apesar disso, a doença pode ser controlada após o diagnóstico, fazendo o uso de diferentes mecanismos, desde calmantes até a terapia. 

Quem busca ajuda profissional consegue reaver sua qualidade de vida. Apesar de haver necessidade de se acompanhar constantemente o seu sono para evitar novos episódios, quem faz o tratamento adequado consegue reaver a qualidade de vida e reduzir ou até mesmo eliminar os episódios ao ter o acompanhamento adequado.

Como se trata o Sexonambulismo?

O tratamento do Sexonambulismo começa com a melhoria da qualidade de sono. Ela pode ser feita por meio de calmantes ou de outro medicamento específico que deve sempre ser receitado por um médico. Além disso, sessões de terapia ou psicoterapia podem ser indicadas, dependendo do tipo de caso. 

É o médico quem vai direcionar para o melhor tratamento e ajustá-lo para garantir sua eficácia. Apesar de não haver cura, com um tratamento adequado é possível reduzir ou eliminar os incidentes em cerca de três meses.

Sexomnia e Sexonambulismo: qual a diferença?

Sexomnia e Sexonambulismo são dois termos para identificar uma atividade automática do sistema nervoso em que o indivíduo busca sexo durante o sono profundo. O distúrbio acomete cerca de 7% da população mundial e deve ser acompanhado por um profissional ao ser identificado.

Casos curiosos envolvendo Sexonambulismo

Britânico absolvido de estupro ao ser identificado como sexonâmbulo.

Em 2009, o britânico Stephen Lee Davies foi absolvido do estupro da enteada de 16 anos. Sua esposa e sua ex testemunharam sobre seus episódios de sexonambulismo, em que não se lembrava de seus atos sexuais. Um ano depois, foi identificado em estudo que 40% dos casos de sexonambulismo também envolvem violência e agressão. 

Casamento e Sexomnia

sexomnia 1

Outro caso curioso envolvendo Sexonambulismo aconteceu nos Estados Unidos. A mulher, que preferiu não se identificar, fez parte de um estudo em que ela queria entender sua atividade sexual durante o sono. Isso porque ela se masturbava dormindo. O marido ficou ofendido, não entendendo porque ela faria isso ao seu lado sem querer sua participação. Já a mulher não se lembrava de nada. O caso, que foi tratado, quase levou ao fim do casamento dos dois. 

Essa reação é comum se a pessoa com quem se divide o quarto tem sexonambulismo. Há quem fique incomodado com o barulho da pessoa se tocando enquanto dorme – em casos em que são colegas de quarto, também com exemplo nos Estados Unidos. 

Escocês mente sobre Sexonambulismo e é preso após anos de abuso sexual

Outro caso que chocou as pessoas foi o do escocês John Goldie. Por vários anos, ele abusou sexualmente de duas meninas. Ao ser acusado de seus crimes, sua defesa foi dizer que ele teria a doença. Felizmente, há formas científicas de identificar a doença, tendo o réu confessado estar mentindo sobre o sexonambulismo.

Há vários casos correndo em justiça que deixam as pessoas um pouco descrentes sobre a veracidade da doença. Por isso, quem suspeite ter esse mal deve procurar ajuda profissional. 

Outros Distúrbios Sexuais

 Dispareunia

Muito comum entre mulheres, a dispareunia é a dor persistente na região pélvica ou genital, geralmente durante o sexo. A dispareunia também pode ocorrer em homens, mas não é tão comum. Ela também pode ocorrer antes ou após a relação, além de poder ser causada tanto por fatores físicos, como inflamações, quanto por fatores psicológicos, como ansiedade ou problemas relacionais.

Transtornos parafílicos

parafilias

Há vários tipos de fantasias sexuais que são saudáveis e fazem bem para a relação. Entretanto, quando elas causam dano a alguém, podem ser consideradas um problema. Os transtornos parafílicos são fantasias que causam algum tipo de sofrimento a quem as imagine. Pode envolver objetos inanimados, pessoas, ou situações em que possa haver algum tipo de humilhação ou ser prejudicial caso praticadas. São desejos intensos e que persistem ainda que a pessoa saiba que não os possa realizar. 

Dificuldade no Orgasmo

Esse já é um problema considerado comum entre as mulheres, mas não precisa ser assim. Causado por fatores sociais, psicológicos e físicos, a dificuldade no orgasmo pode ser experienciada tanto por homens quanto por mulheres. Deve-se buscar ajuda para entender a causa e tratar da melhor forma possível.

Conclusão 

O Sexonambulismo é uma condição rara e séria. Ela pode envolver quem a detenha em situações muito complexas. Pode ser uma grande frustração para um casal o sexo por um impulso não desejado e sequer lembrado, além das questões legais que isso pode envolver. Por isso, quem tenha suspeitas de ser acometido pelo Sexonambulismo deve procurar ajuda profissional para reaver sua qualidade de vida.