Significado das cores no ano novo

Quer saber o significado das cores no ano novo? Confira as principais cores e seus significados neste artigo.
significado das cores ano novo

Quem nunca aderiu a uma simpatia de Ano Novo? O Revéillon é um momento em que cada pessoa faz seus próprios rituais, mas que o desejo é, sem dúvidas, único: ter um ano melhor. Apesar da variação das formas de comemoração, uma coisa é bem similar em vários países: a simbologia das cores. Seja na vestimenta, na roupa íntima ou até mesmo na decoração da casa, usar determinadas cores é bem comum para atrair o que se deseja com mais força para o ano vindouro. Quer saber o significado das cores no ano novo? Confira as principais cores e seus significados neste artigo. 

Qual o significado de cada cor para o ano novo?

A escolha da cor para o ano novo revela o que cada um mais deseja para si. Isso pode servir seja do ponto de vista supersticioso, seja da atração energética, ou até mesmo da própria atitude de quem resolve se debruçar em determinado objetivo desde a escolha da cor de suas roupas até as suas mais diferentes ações ao longo do ano. Por isso, se você quer começar seu ano intensamente focado no que é mais importante para si, confira o principal significado das cores para o Ano Novo.

Branco

O branco é intimamente ligado à paz, à serenidade e ao equilíbrio. Contudo, seu significado não é apenas esse. Trata-se também de uma cor usada para se purificar na virada de ano, deixando para trás as energias ruins e atraindo para si energias positivas e boas. Por isso é um cor tão comum: ela simboliza uma purificação para o novo ano. 

vestido branco
vestido prata

Prata

Usar prata é útil para quem quer atrair coisas novas, modernidade e muitas novidades para o ano que está porvir.

Amarelo

O amarelo simboliza não apenas o dinheiro, mas também a prosperidade, a alegria, um jeito mais extrovertido e alto astral de levar o ano, com muito sucesso financeiro e energias elevadas. 

vestido amarelo
vestido verde

Verde

O verde, símbolo da esperança, é também associado à saúde e à boa sorte de quem utiliza essa cor no réveillon.

Vermelho

O vermelho demonstra uma intensidade do querer, sendo a cor utilizada por quem quer atrair paixão, desejo, e muito vigor em suas relações no novo ano. 

Vestido vermelho
vestido rosa

Rosa

A cor do amor é utilizada para quem quer atrair afeto, carinho e companheirismo ao longo do ano.

Azul

Símbolo de harmonia e honestidade, o azul é usado por quem quer atrair saúde, uma boa base para o ano vindouro, além de relações de confiança. 

Vestido azul
Vestido preto

Preto

O preto é utilizado por quem quer atrair um ano em que a pessoa tenha mais independência, pulso firme e autonomia em suas decisões, sendo uma cor intensa e de demonstração de autoridade.

Laranja

O laranja é uma cor de energia forte, que atrai um ano cheio de entusiasmo e que é ideal para quem quer ter mais coragem em suas ações ao longo de seu novo ciclo.

Vestido laranja
vestido

Roxo

Símbolo de autoconhecimento e intuição, o roxo (assim como o lilás) simboliza um ano de mudanças, metamorfose, de transformar energias ruins em energias boas, além de representar que a pessoa que usa essa cor no ano novo está buscando o desenvolvimento espiritual.

Quais as cores mais usadas no ano novo?

É nos desejos de ano novo que se percebe como nossas aspirações são similares – e simples. A cor mais usada no ano novo no Brasil é, definitivamente, o Branco. Símbolo de paz, de purificação e harmonia, o branco se tornou a cor oficial do Réveillon. Além disso, a cor amarela também é uma das mais utilizadas, afinal, quem não quer atrair o sucesso financeiro?! Por fim, as cores da paixão e do amor são também muito usadas no ano novo. O rosa e o vermelho costumam ser usados de forma similar, mas cuidado: seus significados são diferentes. Opte pelo vermelho para atrair paixão e intensidade e pelo rosa para atrair o amor.

Qual a melhor combinação de cores para o ano novo?

Há muitas simpatias e simbologias por trás da escolha de cores para o ano novo. Por um lado, pode-se optar por utilizar a combinação de cores de tudo aquilo que se deseja para o próximo ano. E isso é muito comum: utilizar uma peça simbolizando cada desejo mais profundo pode ajudar a atrair o que tanto se quer.

Contudo, existem outras formas de se fazer a combinação de cores para o ano novo. Para começar, cada ano tem uma energia própria, que pode ser analisada do ponto de vista do panorama geral da sociedade ou do ponto de vista individual. Se neste ano você teve um ano muito intenso, de muita ansiedade e desafios, você pode optar por tons de azul e lilás, por exemplo, para atrair mais tranquilidade e autoconhecimento e mudar esse cenário no próximo ano.

O mais importante é escolher cores que, para além da simbologia em si, combinadas tragam uma imagem que te deixe bem, confortável e com a energia que você quer transmitir para si e para os outros para começar o ano o melhor possível.

Confira também nosso artigo: Pedras místicas e seus significados

Conclusão

As cores são usadas de diversas formas. Sua simbologia é única, tendo cada cor um significado e tendo também a capacidade de atrair energias para atingir determinados propósitos. A escolhe de cores para o Réveillon é muito usada para demonstrar os desejos mais intensos e profundos da pessoa, servindo para, desde o primeiro minuto do ano, direcionar suas energias e ações para esse propósito.

Além disso, a combinação de cores pode ser usada para vencer obstáculos e mudar a energia que se sentiu ao longo do ano. É quase que um ritual que cada indivíduo pode fazer para si, buscando forças e coragem para desbravar as rotas que quer para si, vencendo os obstáculos vividos no passado e abraçando os desafios que estão pela frente.