TECNOLOGIA – VOCÊ CONHECE O CATAKI? APLICATIVO QUE CONECTA CATADORES DE MATERIAIS JÁ ESTÁ DISPONÍVEL

Um inovador aplicativo que conecta catadores de materiais está nas lojas digitais do Google e da Apple (Android e IOS). O Cataki é uma solução que possibilita aos 800 mil catadores de materiais recicláveis existentes no Brasil, segundo dados estimados pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais e divulgados pelo site autossustentável. O IPEA informa que 70% desse grupo é preenchido pelo sexo feminino. Os catadores são responsáveis por 90% de tudo o que é reciclado no país.

Resultado de imagem para cataki

Ainda de acordo com o estatístico, Leonardo Borges, do mesmo site, os catadores sobrevivem vendendo tudo o que coletam. São vários tipos de materiais. Papelão e plástico, por exemplo, valem cerca de R$ 0,20/Kg e vidro R$0,05/Kg.

Desenvolvido pela Pimp My Carroça, a ferramenta liga pessoas que recolhem diversos tipos de materiais recicláveis como o alumínio e papel. Segundo a própria página do serviço, o aplicativo faturou diversos prêmios. São eles: o Prêmio del Água y Saneamiento para America Latina y Caribe’, na categoria de resíduos sólidos, em 2015 e o ‘Netexplo 2018’ de Inovação Digital da UNESCO, em 2018.

O aplicativo é grátis na Google Play e App Store. Com ele é possível visualizar as áreas onde encontram-se materiais recicláveis e com isso ajuda toda a classe de profissionais. Além disso, o Cataki possibilita encontrar o contato telefônico e encontrar o usuário mais próximo de você, o que facilita a busca e agiliza o trabalho de todos. Vale a pena abrir um perfil.

Atualmente são 1400 pessoas conectadas nessa plataforma e o objetivo é crescer cada vez mais. O usuário comum não precisa se cadastrar, somente os catadores que desejam ir mais fundo no assunto. Se você se interessou pelo tema, acesse o Cataki e ajude a expandir essa ideia autossustentável, tão importante para o meio ambiente.