TEM UM CHEFE DE TEMPERAMENTO DIFÍCIL? SAIBA COMO LIDAR COM ELE

TEM UM CHEFE DE TEMPERAMENTO post
Se você tem problemas com seu chefe, saiba que nem tudo está perdido. É quase inevitável trabalhar com profissionais de temperamento complicado, já que ao longo da carreira é provável que se trabalhe com mais de uma pessoa. Se esse for seu caso, acredito que um conselho que pode ajudá-la é a observação seguida da aprendizagem e também da tolerância e da proatividade.

Para mim, é difícil encontrar alguma pessoa que não possua qualidades. Eu parto do pressuposto de que todos nós temos algo para dar para o mundo, trocando experiências um com o outro. E isso é possível até no trabalho. É bem verdade que existem chefes duros, com “mania de poder” e que gostam de “pisar” em seus funcionários só por estar em um cargo de destaque, como se a vida diária fosse assim e o principal objetivo no trabalho fosse verificar quem tem mais poder, e não o próprio serviço. Mas esse tipo de pessoa, para mim, é mal resolvida com ela mesma ou até mal intencionada. Se você faz seu trabalho com dedicação e eficácia, não tem porque seu chefe o tratar com desprezo. Tenha consciência de que você está no trabalho para ganhar seu sustento e não deve sofrer maus tratos por isso. Aceite apenas as críticas construtivas, aquelas que o faz melhorar profissionalmente. Se o ambiente de trabalho ficar insustentável, saiba que procurar outro emprego não é o fim do mundo e pode ser uma boa opção.

Veja abaixo algumas dicas interessantes:

– Mesmo que seu chefe seja tido como uma pessoa difícil para trabalhar, não o evite. Encare o trabalho como ele deve ser tratado, com responsabilidade. Se for preciso perder algumas horas em seu fim de semana, não hesite em fazê-lo, afinal você está lidando com seu ganha pão.

– Numa empresa é importante ter aliados que trabalhem diretamente com seu chefe. Assim, no caso de algo dar errado no trabalho, você terá como se defender.

– Tenha um círculo de apoio, isso é importante para dialogar com o chefe, não apenas em momentos ruins, mas também num eventual projeto particular que queira desenvolver.

– Controle suas emoções. Isso porque se seu chefe perceber que você é fraco nessa parte ele poderá torná-lo o seu alvo preferido, atacando-o mais.

– Procure discutir ideias e não arrumar confrontos com seu chefe. Isso pode ser salutar para você e para a própria empresa.

– Não deixe que seu chefe faça você perder sua autoconfiança. Ela é muito importante para a execução das tarefas diárias. Lembre-se que não há trabalho com um valor maior que sua saúde. Confiança, sem arrogância, só faz bem para todos.

– Saiba que não é necessário ser amigo de seu chefe. Você está no trabalho, se cumpre com suas tarefas, isso já basta.

– Mesmo que seu chefe seja duro, procure não levar acontecimentos do trabalho para o ambiente familiar.  Isso poderá prejudicar seu rendimento.

Espero que as dicas da Gigi tenham ajudado você que está em crise com o chefe, até mais.