O que é terapia Sexual

Confira o que é terapia sexual, como saber se precisa do auxilio de um profissional e as principais disfunções sexuais tratadas pela terapia.
Terapia sexual

Confira com a Feitiços aromáticos o que é terapia sexual, como saber se precisa do auxilio de um profissional e as principais disfunções sexuais tratadas pela terapia.

O que é terapia sexual

A terapia sexual é um processo de tratamento psicológico com um sexólogo. Esse profissional fará um trabalho em conjunto com o indivíduo ou o casal para melhorar a qualidade de vida sexual e o bem estar. Com a terapia sexual, é possível deixar medos e anseios de lado, aprender a lidar com desejos e sensações, além de melhorar a vida sexual e afetiva do casal.

O que é sexologia?

A sexologia é o estudo científico da sexualidade humana, levado em consideração os aspectos físicos, biológicos, psicológicos, sociais, e entre outros. É uma ciência completa que busca entender a sexualidade humana em sua complexidade, incluindo suas fantasias, interações, etc.

Quando procurar um terapeuta sexual

A terapia sexual pode ser buscada por qualquer indivíduo ou casal que esteja tendo dificuldades, anseios ou problemas em sua relação sexual. De forma objetiva, a terapia sexual pode ser buscada por qualquer pessoa ou casal que queira melhorar qualquer aspecto de sua vida sexual, seja em termos de anseios, medos pressões, problemas ou disfunções, fantasias, fetiches ou parafilias. É esse profissional que vai ajudar a entender como lidar e como superar os problemas e traumas. 

Presença de disfunções

Aos apresentar disfunções sexuais como ejaculação precoce, por exemplo, um sexólogo pode ser  procurado para lidar com os aspectos psicológicos desse problema. Apesar de poder ser casada com um tratamento físico/médico, a psicologia pode ajudar muito ou até mesmo resolver alguns dos problemas sexuais, sendo que o bom sexólogo sempre vai encaminhar para outros tratamentos quando se veja necessário.

Presença de disfunções
Sentir dores na hora h

Sentir dor na hora H

A dor durante o sexo não é normal e deve ser investigada tanto em seus aspectos psicológicos quanto físicos. O sexólogo pode ajudar nesse processo, tratando anseios e medos, enquanto encaminha para investigação física de outros problemas que possam causar a dor na hora H.

Estresse na vida pessoal e profissional

O estresse na vida pessoal e profissional tem grande impacto na vida sexual, que por vezes é prejudicada por questões externas. Por isso, procurar um sexólogo pode ser um caminho mais rápido para aprender a diferencias quais problemas sexuais são apenas do sexo e quais estão sendo impactados por problemas fora da cama.

Estresse
Dificuldades em sentir prazer

Dificuldade em sentir prazer

Muitas vezes, a dificuldade em sentir prazer e em relaxar durante o sexo se dá por aspectos psicológicos, pressões sociais e anseios pessoais que inibem o indivíduo ou o casal de sentir prazer. Sempre é bom manter os exames em dia para entender os aspectos físicos da questão, mas é o sexólogo quem ajudará com as questões psicológicas. 

Histórico de traumas

Quem tem histórico de traumas e abusos pode ter grande dificuldade em ter uma vida sexual após os acontecimentos. Eventos traumáticos podem bloquear a pessoa de ter uma vida sexual ativa, o que deve ser acompanhado por um profissional especializado que vai ajudar a entender e a superar os traumas. 

Histórico de traumas
Falta de comunicação

Falta de comunicação com o(a) parceiro(a)

A falta de comunicação para entender o que o(a) parceiro(a) quer, quais são os problemas e até mesmo quais são os desejos e fantasias pode ser um grande empecilho na vida sexual do casal. Nesse aspecto, um sexólogo pode ajudar o casal a se comunicar melhor e encontrar juntos formas de melhorar a vida sexual do casal.

Quais as disfunções sexuais tratadas pela terapia

A terapia sexual é geralmente buscada por quem tenha problemas como:

  • Ansiedade de desempenho
  • Ejaculação precoce ou tardia
  • Falta de libido
  • Disfunção erétil
  • Aversão Sexual
  • Líbidos irregulares
  • Dificuldades para atingir um orgasmo
  • Vaginismo e dispareunia
  • Trata sobre assuntos da saúde reprodutiva
  • Sexualidade e problemas de orientação sexual
  • Anseios, frustrações ou problemas com a sexualidade conforme envelhece
  • Casos agressão sexual ou abuso
  • Aprender a lidar com alguma DST (Doença Sexualmente Transmissível)
  • Dificuldade no relacionamento
  • Aprender a lidar com fetiches e fantasias
  • Parafilias 

Benefícios da terapia sexual para o relacionamento

Os benefícios da terapia sexual são vistos sobretudo na cama, mas não se limitam a ela. A vida afetiva, o relacionamento e  comunicação do casal melhora como um todo, pois eles encontram ferramentas para transmitirem melhor a mensagem que queiram passar, além de que a vida sexual do casal impacta muito outros aspectos, reduzindo medos e frustrações. 

Compromissos com o processo psicoterapêutico

Compromissos com a terapia

Ao começar um processo psicoterapêutico, é preciso estar comprometido com as atividades propostas, aberto à escuta e, em caso de casais, abertos a entender um ao outro e a ceder em alguns aspectos. Nem sempre nos identificamos com o primeiro sexólogo, então também tem que estar disposto a encontrar alguém com quem se sinta confortável, e tentar manter a frequência nas sessões para surtir resultado.

Qual a formação de uma sexóloga?

Um(a) Sexólogo(a) é formado em psicologia e especializado em sexologia. Assim, é uma psicóloga que se debruçou especialmente nessa área de formação. Ela é uma profissional completa que estuda todos os aspectos da sexualidade humana incluindo anatomia, fisiologia, desenvolvimento sexual, orientação sexual, a dinâmica das relações sexuais, os contatos e atos sexuais.

Dicas para melhorar a relação sexual

Há diversas formas de melhorar a vida sexual, como por exemplo:

  • Procurar terapia sexual em caso de desconfortos
  • Manter exames em dia para entender possíveis problemas médicos
  • Conhecer o próprio corpo
  • Manter a conversa aberta com o parceiro, tentando sempre trabalhar a relação
  • Experimentar produtos e realizar fetiches
  • Manter uma rotina de autocuidado e autoconhecimento

Confira também nosso artigo: O que é o Coach Sexual

O que causa a indisposição sexual?

Há diversas causas possíveis para a indisposição sexual, como por exemplo estresse, uso excessivo de certos remédios, depressão, tabagismo, alcoolismo, traumas, diminuição da líbido ou doenças hormonais, uso de drogas, problemas no relacionamento, pressões sociais, etc.

É preciso fazer os exames médicos e buscar ajuda profissional, sempre pensando no aspecto físico e no aspecto psicológico para tratar essas questões.

Conclusão

A terapia sexual é uma aliada para quem queira melhorar sua vida sexual, ajudando a entender e a superar problemas e traumas, além de encaminhar para tratamento de possíveis problemas físicos. Não deixe de cuidar dos aspectos psicológicos da sua vida sexual, pois eles fazem toda a diferença.