Tipos de massagens relaxantes

Descubra quais são os tipos de massagens relaxantes que existem, quais as principais manobras e muito mais. Confira agora mesmo!
tipos de massagens relaxantes

A massagem é uma excelente forma de relaxar e de renovar as energias. Com uma boa massagem, você consegue aliviar o estresse, melhorar o sono, e ter diversos benefícios que o relaxamento pode trazer. Existem diversos tipos de massagens relaxantes para se fazer, sendo que cada uma traz benefícios específicos. 

Para escolher qual é a melhor massagem relaxante para você, deve-se olhar para quais são suas tensões atuais e como cada uma dessas massagens pode te ajudar. Além disso, massagens mais complexas devem ser feitas por um profissional, especialmente se você estiver sentindo dor muscular. 

Seja uma massagem simples feita por quem te ama, seja uma massagem profissional feita em um resort, as diferentes técnicas de massoterapia vão te deixar super relaxado. Descubra aqui quais são as principais técnicas. 

O que são massagens relaxantes

A massagem relaxante é a união de movimentos técnicos sobre o corpo que estimulam a produção de hormônios relaxantes, melhora a circulação da área, diminui a dor e eleva as sensações de conforto e relaxamento. 

São técnicas efetivas que provocam a produção de hormônios como a ocitocina e a serotonina, por exemplo, melhorando o humor, o bem-estar, diminuindo o estresse e melhorando até mesmo os batimentos cardíacos da pessoa. É uma verdadeira terapia para desacelerar o ritmo do dia-a-dia e ter um momento de autocuidado!

Quais são os tipos de massagens que existem?

tipos de massagens relaxantes

Existem diversos tipos de massagem. Cada uma delas tem diferentes propósitos, enquanto as massagens relaxantes têm o objetivo de aliviar a tensão, a sensibilidade, o sentimento de medo e o estresse, elevando o bom humor e o relaxamento de quem a faz. Veja abaixo quais são as principais massagens relaxantes existentes. 

Ayurvédica ou Ayurveda

Essa é uma das várias técnicas indianas de massagem para relaxar. Ela existe há mais de 7 mil anos, baseada em uma medicina de cura oriental. O objetivo dessa massagem é abrir os canais energéticos bloqueados para alongar os músculos, melhorar a energia da pessoa e provocar grande relaxamento, alívio a dores e maior satisfação. 

Reflexologia

A reflexologia também é uma técnica de origem oriental. A partir da pressão em pontos das mãos ou dos pés, a reflexologia provoca o relaxamento do corpo como um todo. Isso porque o corpo é interligado, e a pressão feita em determinados pontos do corpo pode refletir em outros pontos que estejam tensos ou doloridos.

Reflexologia

A reflexologia também é uma técnica de origem oriental. A partir da pressão em pontos das mãos ou dos pés, a reflexologia provoca o relaxamento do corpo como um todo. Isso porque o corpo é interligado, e a pressão feita em determinados pontos do corpo pode refletir em outros pontos que estejam tensos ou doloridos.

Drenagem Linfática

Muito comum entre mulheres que querem eliminar a retenção de líquidos, a drenagem linfática é um tipo de massagem muito mais do que estética. Ela é baseada em movimentos suaves que melhoram a circulação sanguínea, promovendo melhora no aspecto da pele, além de relaxar e desestressar. 

Tailandesa

Essa massagem é um verdadeiro exercício físico que estimula todo o corpo. A partir de posições derivadas de alongamentos do yoga, é possível alongar e energizar os músculos, aliviando a dor e a tensão, melhorando a flexibilidade do corpo e as articulações. 

Pedras quentes

Com óleos essenciais e pedras quentes, é possível atingir profundo relaxamento dos músculos. Popular em vários spas, o relaxamento com pedras se tornou símbolo de desestresse e bem estar. Com essa técnica, é possível relaxar as tensões musculares, equilibrar o sistema nervoso central, além de eliminar o cansaço, o estresse, melhorando a qualidade de vida e aumentando o bem estar de quem escolhe essa técnica. 

Shiatsu

Segundo essa técnica oriental, os polegares, as palmas das mãos e os cotovelos são canais de energia importantes. A partir da pressão em pontos específicos dessas regiões do corpo, o Shiatsu provoca relaxamento, alivia a tensão e equilibra as energias de quem o faz. Vale muito a pena a experiência. 

Reiki

Essa é uma técnica que não consiste na pressão dos músculos, mas sim na troca de energias entre quem faz a massagem e quem a recebe. Mantendo as mãos a determinada distância do corpo, o terapeuta transmite energias para lugares específicos do corpo. Essa troca permite não apenas melhorias físicas, mas também emocionais a quem adere a essa técnica. 

Quick Massage

Essa é uma técnica que se popularizou nos anos 1980 e que combina as técnicas Shiatsu e Anmá. Ela pode ser feita em qualquer espaço, apenas com uma cadeira para fazer os movimentos que vão diminuir a tensão diária e amenizar a dor, reduzindo a ansiedade e o estresse – sobretudo de ambientes corporativos – e melhorando o humor, a respiração de modo que até a produtividade é beneficiada. 

Antiestresse

A massagem antiestresse é baseada em pressão de pontos importantes para relaxar os músculos, tirar a tensão, evitar dores no corpo e aliviar o estresse. O principal hormônio liberado com essa massagem é a ocitocina, deixando não apenas o corpo relaxado, mas também uma pessoa mais feliz depois da massoterapia.

Anmá

Anmá é uma técnica que serve tanto para as costas quanto para os pés, consistindo em uma série de pressões e amassamentos que ajudam a aliviar as dores no corpo, reduzir o estresse e a relaxar. 

Quais as principais manobras de massagem?

Existem diversas manobras feitas durante a massagem relaxante que permitem o alívio da tensão do músculo, provocando profundo relaxamento. Naturalmente, cada pessoa tem suas preferências tanto de manobras quanto de intensidade de pressão e técnicas utilizadas. Ainda assim, essas manobras são bastante eficazes para o relaxamento muscular. Confira quais são:

Deslizamento transversal 

Indicada para membros inferiores do corpo, essa manobra consiste em deslizar as duas mãos de cima para baixo na lateral do membro, estimulando-o com movimentos leves. 

Movimento Circular 

Utilizando toda a mão, deve-se fazer por repetidas vezes círculos na pele, pressionando levemente os pontos de tensão para aliviá-los. 

Passo de elefante

Trata-se de fechar as mãos e pressionar a região desejada por cima da toalha. Geralmente, é uma manobra de pressão dos glúteos que traz muito relaxamento. 

Amassamento

É a pressão da região com as mãos sobrepostas, seja em movimento circular ou em movimento transversal. 

Valsa 

É a pressão da região interna do braço, deslizando e amassando a área. 

Cumprimento

Similar à posição valsa, a posição de cumprimento consiste na pressão da região externa dos braços, deslizando e amassando. 

Facial

Outra manobra super relaxante é fazer a massagem no rosto. Com a ponta dos dedos, é possível fazer diversas manobras que vão aliviar o estresse e melhorar o bem estar de quem a fizer.

Conheça a linha de óleos de massagem da Feitiços aromáticos e aproveite uma massagem com óleos próprios para esse momento.

O que há em comum na técnica de todas as massagens relaxantes?

O que há em comum na técnica de todas as massagens relaxantes

Há essas e muitas outras técnicas de massagens relaxantes que são ótimas para aliviar o estresse do dia a dia. Mas o que então torna todas essas massagens relaxantes? O que elas têm em comum. 

Bem, além do fato de todas elas deixarem a pessoa menos tensa e mais relaxada, todas essas técnicas aliviam pontos de tensão importantes no corpo, causando relaxamento e provocando a produção de importantes hormônios para a felicidade e o bem estar. 

Essas técnicas listadas são, além disso, conhecidas há muito tempo e estudadas, mostrando o poder que o alívio da tensão em pontos-chave do corpo tem de melhorar a qualidade de vida e reduzir o estresse. 

A massagem relaxante vai muito além do bem estar físico. Ela permite o alívio a estresses emocionais que estão se acumulando no corpo, permitindo que a pessoa esteja mais relaxada e com melhores energias para lidar com as situações do cotidiano. É uma verdadeira terapia!

Qual tipo de massagem escolher?

Não existe resposta certa sobre qual tipo de massagem escolher. Cada massagem tem diferentes benefícios e é possível beneficiar-se de todas elas. O ideal é experimentar todas as que for possível, tentando entender o seu corpo e com qual você se sente melhor. 

Isso porque cada pessoa tem diferentes pontos de tensão principais. Há quem acumule mais no pescoço e ombros, enquanto outras pessoas podem acumular mais nas costas ou nos pés, por exemplo. Por isso, experimentar diferentes massagens pode também permitir conhecer o seu corpo e onde ele está acumulando estresse. Assim, você saberá quais as melhores opções de massagem para você. 

Confira também nosso artigo: Como fazer um sexo Inesquecível

Conclusão:

A massagem relaxante é uma excelente forma de aliviar o estresse e aumentar a qualidade de vida e o bem estar. Seja com óleos relaxantes, essências, pedras quentes, ou apenas com a transferência de energias pelas mãos, é possível obter grande vantagem para a saúde física e emocional com essas massagens. 

Há inúmeras técnicas de relaxamento, sobretudo orientais. Cada uma delas tem o potencial de promover benefícios para quem as faz, permitindo que pontos de tensão sejam aliviados e que a saúde como um todo seja melhorada. 

Para escolher qual é a melhor técnica para você, é preciso entender quais os pontos em que seu corpo está acumulando tensão, fazer o teste com diferentes técnicas para ver com qual mais se identifica e entender que em cada momento o seu corpo pode ter diferentes necessidades.