Truques para Emagrecer no Verão

truques para emagrecer
Para perder alguns quilos no calor é preciso determinação, disciplina repouso, boa alimentação e exercícios físicos. O verão vem aí e sempre as pessoas se perguntam como fazer para perder os quilinhos a mais. Uma boa alimentação, repouso e exercício físico fazem parte da vida disciplinada que é necessário levar para emagrecer no verão. O primeiro passo ao decidir perder peso é estipular uma meta e montar um plano de ação levando em conta o balanço energético. “Para emagrecer tem que gerar um desequilíbrio: gastar mais calorias do que consome”, ensina o professor Matheus Elias Ferrareze, da cia atlética, Uma vantagem do verão é que com o aumento da temperatura a tendência é ter menos fome. “O sol, o calor estimulam a glândula pineal, que libera substâncias de bem estar no organismo, funcionando como anti-depressivo e assim as pessoas ficam menos ansiosas, o que ajuda a diminuir o apetite”, explica o clínico geral Odilon Netto Júnior, do Eduard Centro de Emagrecimento.

Além disso, o calor ajuda na eliminação de gordura dentre outras coisas também No inverno se queima menos calorias por conta do frio.

Veja as dicas de alguns profissionais da saúde para emagrecer até o verão:

1) Trace uma meta possível

“Sempre costumo dizer que a pessoa deve confiar nela mesma, ter uma atitude positiva e focada no objetivo, ser determinada a manter uma rotina. Com certeza tem que ter uma meta, só que a meta tem que ser viável e aí se deve bolar uma estratégia para atingi-la”, aconselha o professor Matheus Elias Ferrareze da Cia Athletica.

2) Faça exercícios aeróbicos combinados a anaeróbios

“Quando você só faz dieta e não malha, não tonifica a musculatura e pode ficar flácida”, alerta Raquel Nörnberg Maciel, educadora física da Contours – Academia para Mulheres. Por isso é indispensável fazer exercícios quando se que emagrecer com saúde. Inclusive  porque a atividade física acelera o metabolismo, promovendo a queima de calorias. O mais importante é uma combinação de dois tipos de exercícios: o aeróbico e o anaeróbio. “O aeróbico ajuda no condicionamento e o anaeróbio é muito eficiente na queima de gorduras”, ensina Raquel.

Outra dica para emagrecer rapidamente frequentando à academia é elaborar em conjunto com o personal trainner um circuito. “Na educação física a gente chama de ‘intervalo ativo’, enquanto descansa uma musculatura trabalha outra”, esclarece Raquel. O circuito pode ser montado de várias formas, como por exemplo: um minuto de leg press (aparelho que trabalha as coxas) em seguida um minuto de abdominais e na sequência um minuto pulando corda. O circuito continua conforme o profissional indicar. “Essa mistura de exercícios é muito eficiente para o emagrecimento”, complementa a professora.

3) Mantenha a regularidade dos exercícios 

O corpo precisa de no mínimo 24 horas de descanso entre os treinos. “Indo três vezes por semana já vai ter um ótimo resultado. Nos outros dias, aproveite para fazer atividades de lazer e relaxar”, sugere Raquel.

 4) Pratique uma atividade física que lhe proporcione prazer

Não adianta se propor um a praticar um tipo de exercício que você não gosta. O ideal é encontrar alguma atividade  do  seu agrado, para que mantenha a frequência em praticá-los. Alguns esportes contemplam os dois tipos de exercício. “O tem base aeróbica, mas também tem o estímulo de força explosiva dos membros superiores”, exemplifica o professor Matheus.

5) Não exagere 
“Normalmente quando começa a esquentar, muita gente sai fazendo exercício físico de maneira desenfreada. Isso não é bom. Tem que tomar cuidado e manter uma rotina de exercícios para que não ocorram lesões”, salienta o médico Odilon. A educadora física Raquel comenta que, muitas vezes quando as pessoas começam a ir todos os dias à academia, rapidamente acabam desistindo.

6) Beba água e coma fibras

A quantidade certa de ingestão de água depende do peso corpóreo da pessoa, mas em geral é de um litro e meio a dois litros por dia. Sendo que no verão se perde mais líquidos e por isso é necessário um consumo um pouco maior. “Ela vai auxiliar na hidratação, melhorar a pele e combater a celulite”, explica a nutricionista Júlia Lorenzon. Outra vantagem é fazer com que o organismo funcione melhor “Ajuda a diminuir o peso, melhora o funcionamento intestinal e renal”, complementa a nutricionista Carolina Pecis, da Clínica Girê.

Ingerir fibras também é muito importante para um bom funcionamento do intestino, além de provocar saciedade, o que acaba fazendo a pessoa comer menos. Mas as fibras só funcionam se for consumida a quantidade diária recomendada de água. “Se não, podem ter o efeito rebote e acabar constipando mais ainda quem já sofre com prisão de ventre alerta Carolina. As fibras diminuem a absorção da gordura e do açúcar no organismo .

Alguns alimentos que contém fibras: frutas, verduras, pães integrais, arroz integral, entre outros produtos integrais ou cereais. Mas cuidado com as barras de cereais que contém chocolate. “Algumas são basicamente flocos de arroz com açúcar, melhor optar por uma fruta”, adverte a nutricionista Mariana Escobar. Iogurte desnatado natural, sem adição de corantes, é outra boa sugestão para o lanche da manhã ou da tarde, assim como algumas castanhas-do-pará ou nozes. E cuidado com as bolachas de água e sal: “Elas levam essencialmente farinha e gordura vegetal, que na verdade é gordura trans. As únicas saudáveis são as feitas com óleo vegetal”, aconselha Mariana.
7) Mantenha uma dieta saudável

Ter uma dieta alimentar saudável é o principal item para emagrecer. É indicado ingerir de três a cinco porções de frutas por dia e comer peixe ao menos duas vezes por semana. “O peixe é rico em Ômega 3, um anti-inflamatório natural, um ácido graxo essencial para o  bom funcionamento do organismo”, esclarece Mariana. Também ajuda a emagrecer, pois diminui a vontade de comer doces e a ansiedade – grande estimuladora da gula. “Quem não gosta de peixe pode optar por óleo de linhaça que também tem Ômega 3. Outro que tem ajudado bastante nestes aspectos é o óleo de cártamo”, indica.

Um conselho que é unânime entre os nutricionistas é fazer refeições a cada três horas, em pequenas quantidades. “Esse hábito acelera o metabolismo. Se ficar mais de três horas sem comer, na próxima refeição o organismo vai armazenar mais gordura”, especifica Mariana. Evite jantar muito tarde. Coma pouco, ao menos duas horas antes de dormir, para dar tempo de fazer a digestão.