Qual a origem das velas e como fabricá-las

A Origem das velas: Existem evidências de algo parecido com as velas atuais datadas de 50.000 a.C que foram usadas pelos primórdios como fonte de iluminação.


As velas não foram uma invenção atribuída a uma única pessoa, mas foi um instrumento desenvolvido de forma simultânea e singular por diversas culturas. Nesse artigo, conheceremos um pouco sobre a história das velas, quais os tipos existentes e como fazê-las em casa.

Qual a origem da vela

A Origem das velas: Existem evidências de algo parecido com as velas atuais datadas de 50.000 a.C.que foram usadas pelos primórdios como fonte de iluminação artificial. Eram usados objetos em formato de prato ou cubas com gordura animal, contando com um pavio de fibras vegetais em forma de haste. Além disso, a gordura estava sempre em estado líquido.Por volta do ano 3.000 a.C.,foi descoberta uma fonte de iluminação em forma de bastão, no Egito e na Grécia, que levou a forma que conhecemos as velas.Já na Idade Média, as velas eram usadas em grandes salões, monastérios e igrejas. Naquela época, havia uma crescente demanda das velas para iluminar ambientes fechados.

As velas produzidas com gordura animal (sebo) expeliam um odor desagradável, e também uma fuligem que manchava o que tocava, deixando escurecido. Muitos também utilizavam como matéria-prima a cera das abelhas, mas esse material não era suficiente para atender toda a demanda. Na segunda metade do século XVIII, a companhia de gás de Londres introduziu o espermacete na iluminação pública. A substância retirada dos cetáceos tinha combustão mais lenta e, claro, gerava menos custos à administração pública.

Surgimento das velas em diferentes culturas:

  • Romanos a partir de 500 a.C. Estas eram verdadeiras velas imersas e feitas em sebo. as velas eram comuns e regularmente fornecidas como presentes durante a Santurnália.
  • Os primeiros registros de velas feitas de gordura de baleia na China remontam à dinastia chin (221-206 a.C).
  • Na Índia, a parafina da canela a ferver foi usada para a fabricação de velas nos templos.
  • Em partes da Europa, do Oriente Médio e da África, onde o óleo de lâmpada feito de azeitonas estava prontamente disponível, a confecção de velas permaneceu desconhecida até ao início da Idade Média.
  • As velas japonesas eram feitas de cera extraída de nozes.
  • A manteiga de laque também foi usada para velas no Tibete.
  • Há um peixe chamado Eulachon ou “peixe-carvão-do-pacífico”, um tipo de Osmerídeo que é encontrado de Oregon para o Alasca. Durante o século I d.C., os povos indígenas desta região usaram o óleo deste peixe para iluminação. A manteiga de laque também foi usada para velas no Tibete.

Quais os tipos de velas existem

Existem muitos tipos de velas, de várias cores, formatos e tamanhos. Podem ser usadas para diversas situações, seja para casa, apimentar relações, repelentes, meditações ou mesmo para importantes rituais religiosos/espirituais. Há de diversas composições, cores e formas, cada uma adequada para uma situação específica. Existem velas, inclusice, que são comestíveis e que podem ser aplicadas quente sobre a pele.

Velas luminarias para a sala, velas perfumadas para o banheiro, coloridas para a sala de jantar. As velas tem várias funções além da iluminação de ambientes. Listamos abaixo alguns tipos de velas.

Velas coloridas

Quando acendemos uma vela, estamos iluminando nossas verdades e buscando atrair algo para nossas vidas. Se usarmos velas coloridas, podemos atrair objetivos e metas específicas, para as quais direcionamos nossos pensamentos e nossa energia. Segue abaixo algumas funções das velas coloridas.

Origem das velas

Vela violeta: cor da espiritualidade. Tem a força da transmutação, conseguindo transformar o negativo em positivo. Quando precisar se proteger de algo ou quando perceber alguma negatividade, estas cores auxiliam para que as pessoas se livrem de diversos tipos de vícios: cigarro, álcool e drogas.

Vela vermelha: cor de pura energia e vida. Vibra com muita intensidade no Universo e tem um poder de realização muito rápido. Cor do amor, paixão e sexo. Poderá ser usada para qualquer pedido com urgência.

Vela branca: cor da paz, do amor, do amor universal, do contato com Deus, de firmar o anjo da guarda e de atrair boas energias. É a mais democrática das cores, pois pode ser usada para qualquer finalidade positiva.

Velas de estearina

Velas de estearina

A estearina ou ácido esteárico vegetal é um pó químico que entra na composição facilitando o processo de desenformar a vela e que diminui a transparência da parafina proporcionando um branco opaco.

Velas de parafina

É um pó químico que entra na composição facilitando o processo de desenformar a vela e que diminui a transparência da parafina proporcionando um branco opaco.

Velas de parafina
Velas de aniversário

Velas de aniversário

Existem diversos tipos de velas de aniversário, seja à base pólvora, parafina ou estearina. São usadas para adornar bolos confeitados e para que o aniversariante sopre ao fazer um pedido.

Velas de liturgia

São velas que devem ser utilizadas no altar durante ritos católicos. Cada vela deve ser usada para um ritual diferente como batismo, casamento, semana santa, natal ou mesmo ritos fúnebres.

Velas de liturgia
Velas para réchaud

Velas para réchaud

Elas podem ser utilizadas para enfeitar, dar aquele toque especial na decoração, naquele jantar, data especial ou ainda para remeter seu ambiente ao total aconchego propiciando a luz ideal para qualquer tipo de comemoração.

Velas aromáticas

Os aromas têm o poder de proporcionar bem estar e auxiliar o processo meditativo e de relaxamento que pode ser sentido em todo o corpo. As velas aromáticas podem ser uma ótima companhia, tanto para os momentos de desacelerar, de meditar, quanto em momentos que exigem concentração ou de celebração, como um encontro com amigas na sua casa, por exemplo. Algumas como as de citronela podem atuar como repelente de mosquitos.

Velas aromáticas

A luz da vela já traz um toque especial para qualquer situação, com aromas então, praticamente ajudam a gente a transcender.

Experimente a Vela aromatizada tropical fruits da Feitiços Aromáticos.
As velas são uma alternativa charmosa para decorar e iluminar. São perfeitas para perfumar e aromatizar o seu ambiente com a irresistível essência de frutas tropicais para criar um clima de relaxamento. Contém: 6 Velas com Suporte de Metal.Dimensões das Velas: 4×1,5cm de altura.Utilize um fósforo para acender a vela, depois de alguns segundos você sentirá o cheiro espalhando pelo ar.Cuidados: Não apoiar em base combustíveis. Evitar locais de fácil acesso às crianças e animais. Todos os nossos produtos são veganos, cruelty free e sem parabenos.

Quando foi inventada a vela de parafina?

A parafina, de que são compostas as velas modernas, surgiram por volta do ano 1854. Atualmente, são usadas a estearina e a parafina, ou misturas dessas substâncias derivadas do petróleo. A cera de abelha, considerada mais nobre e pura, ainda é utilizada, mas em menor escala.

Como fazer velas

  1. Derreta a parafina em uma panela;
  2. Despeje o líquido nos recipientes com formas escolhidas para moldar as velas;
  3. Mergulhe o pavio (que deve permanecer fixo entre dois hashis de madeira durante o processo de endurecimento da parafina) na parafina derretida;
  4. Adicione algumas gotas da sua essência favorita (caso deseje velas perfumadas) ou de corantes da sua preferência;
  5. Espere secar e voilà, suas velas estão prontas para ser usadas em qualquer que seja a situação.

Materiais necessários

  1. Parafina
  2. Panela
  3. Fôrmas moldes
  4. Fibra vegetal para o pavio
  5. Essência de sua preferência
Materiais necessários

Experimente nossa Essência para Ambiente Essencial Fragrance Sândalo Espiritualidade 17ml

Uma coleção de essências conceituadas em aromaterapia, criadas para todo tipo de necessidade. Preparadas com matérias primas altamente concentradas, a linha Essencial Fragrance ajuda a equilibrar as energias do ambiente

Cada fragrância tem um propósito diferente e, ao se espalhar pelo ambiente, o suave perfume ajuda a dissipar energias negativas e a equilibrar o astral. Escolha a que mais combina com você.

 Essência para Ambiente Essencial Fragrance Sândalo Espiritualidade 17ml
  • ÚNICA COM 17ml – 70% a mais de produto em comparação à concorrência
  • Fragrância que estimula a espiritualidade. Eleva o astral. Aumenta o poder de meditação.

Formulação anvisa

Produto com registro na ANVISA. Garantia de qualidade e segurança. Cuide da energia de seu ambiente com um produto de qualidade, sem riscos à sua

Modo de usar

Coloque de 5 a 10 gotas do produto em seu rechaud preferido (pode ser de velinhas ou elétrico, como desejar).

Ao aquecer a fragrância vai se espalhar no ambiente. Não use diretamente sobre a pele. Produto concentrado, pode provocar reações alérgicas.

SEGURO PARA VOCÊ E PARA O AMBIENTE: Vegan, Paraben free, Cruelty Free

Cuidados a serem tomados

Roupas de trabalho – Procure trabalhar sempre com avental ou roupa velha e com luvas de proteção; as luvas usadas são de amianto e zinco, pois são as mais seguras.

Parafina quente – Fazer velas exige muita atenção quanto ao ponto de ebulição da parafina que, se atingir uma temperatura muito alta, pode se incendiar. Portanto, muito cuidado!

Conclusão

Mesmo com o grande desenvolvimento humano, com a descoberta de várias outras fontes de iluminação artificial, as velas ainda ocupam um lugar de destaque junto à sociedade, seja para dar um ar de nostalgia aos ambientes, enfeitar bolos de aniversário, casamento ou qualquer outra comemoração, seja também para reverenciar crenças, religiões, dentre outros.

Ajudam a decorar e aromatizar ambientes, podem ser usadas como repelentes afastando moscas e mosquitos do ambiente. Estão presentes em quase todos os ritos mais importantes da vida do indivíduo, independente da cultura em que esse está inserido. São utilizadas em aniversários, para celebrar mais um ano de vida, podem ser usadas para se despedir de uma pessoa querida em que são feitas preces de que essas velas ajudem a pessoa a encontrar o seu caminho do outro lado, podem ser usadas durante um batismo, para ajudar a renovar o indivíduo, independente de qual religião ele pratique. Além dos ritos, podem também ser usadas em banheiros, para combater o mau odor. Podem substituir lâmpadas durante um apagão e causaram prosas interessantes e engraçadas entre os presentes. Além disso, também podem ser usadas durante uma noite romântica, sendo inclusive algumas vezes comestíveis e aplicáveis à pele.

A Feitiços Aromáticos tem velas aromáticas que podem ser utilizadas para perfumar o seu lar e também deixar um clima mais aconchegante para uma noite romântica a dois. Se quiser experimentar fabricar sua própria vela artesanal, experimente nossas essências que podem ser usadas para cada situação desejada e com a fragrância da sua preferência.